“Com dedicação, responsabilidade e espírito público, nossos servidores constroem um Estado mais eficiente e humano. Meu agradecimento a todos que fazem parte do trabalho que o capixaba confia.” A mensagem, publicada pelo governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado neste 28 de outubro, reconhece a relevância dessa categoria na construção e no funcionamento do Espírito Santo.
Casagrande, assim como outros gestores, sabe bem da dimensão desse grupo no Estado. Segundo dados do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), são 176 mil agentes públicos ativos atuando em órgãos das mais diversas esferas, como prefeituras, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e o próprio Governo do Estado. Além disso, há 56 mil aposentados e pensionistas, totalizando mais de 230 mil pessoas diretamente vinculadas ao serviço público.
Considerando os núcleos familiares, estima-se que cerca de um milhão de capixabas sejam impactados pelos rendimentos provenientes do funcionalismo. Isso significa que, em um Estado com cerca de quatro milhões de habitantes, uma em cada quatro pessoas tem alguma ligação direta com o setor público, uma influência política e social nada desprezível.
Nesse contexto, é natural que o voto do servidor público e daqueles que convivem de perto com essa realidade seja um dos mais disputados nas eleições de 2026. Cada candidato buscará medir forças, identificar fragilidades e se posicionar de forma estratégica diante das demandas dessa categoria.
Atualmente, há um descontentamento em parte do funcionalismo estadual. Uma greve de servidores está em andamento, motivada, segundo o Sindipúblicos, pela ausência de propostas concretas do governo sobre a reestruturação das carreiras. A pauta central é a recomposição salarial, que, conforme o sindicato, está defasada diante da realidade econômica.
Esse clima de insatisfação pode se refletir nas urnas. O sentimento de desvalorização e a falta de diálogo efetivo entre governo (e aí também podem ser inseridas prefeituras) e servidores podem estimular o desejo de mudança entre os eleitores ligados ao funcionalismo, especialmente num cenário político que, conforme pesquisas do Instituto Perfil, já indica uma disputa acirrada e uma tendência de crescimento da oposição ao grupo político do atual governador.
As próximas eleições prometem, portanto, uma disputa intensa em dois eixos decisivos: o interior do Estado, historicamente determinante, e o voto do servidor público, que pode definir os rumos da sucessão no Palácio Anchieta e a composição das demais instâncias de poder no Espírito Santo.
***
Créditos e mais créditos
Fim de ano já chegou e os poderes estão fazendo uso constante de créditos suplementares. Valores chegam a ser de milhões de reais.
Trabalho
O coordenador da bancada federal capixaba, deputado federal Da Vitória (Progressistas), não parou nesses dias relacionados aos pontos facultativos do Dia do Servidor. Ele manteve suas agendas rotineiras. Da Vitória também é o presidente estadual da federação União Progressista, que envolve os partidos União Brasil e Progressistas.
Leis de Vila Velha
Município tem nova lei na qual estabelece a utilização do novo símbolo universal de acessibilidade criado pela ONU em substituição da tradicional figura da cadeira de rodas.
Segura, Arnaldinho!

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), foi a caráter para a Cavalgada Feminina, no último fim de semana. Colocou chapéu e participou do evento que integra as ações do Outubro Rosa.
***
Leis de Vitória
Já na Capital, agora há, no dia 19 de abril, data comemorativa para celebrar o aniversário do 38º Batalhão de Infantaria… que fica em Vila Velha.
Da prestação de contas à confraternização
Na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), encontrou formas diferentes de conexão. Realizou prestação de contas em Jaguaré, na sexta (24), e no sábado (25) foi a estrela da festa do servidor da Casa de Leis. Não custa lembrar que Marcelo é pré-candidato à Câmara dos Deputados.
Presenças
Festa da Assembleia Legislativa teve presenças do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), e vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
Novo encontro
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), realiza, nesta terça-feira (28), mais um giro de encontros do projeto “Vamos Nessa” no município. Será acompanhado pelo vice-governador Ricardo Ferraço.
Negócio da China
Ex-deputado estadual e presidente municipal do Progressistas de Linhares, Marcos Garcia está na China, em missão com outros empresários do Espírito Santo.
***
Nossas desculpas
Por motivo de força maior, Poder ESHOJE não teve edição nessa segunda-feira (27) e pedimos desculpas.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Político surpreendeu positivamente em uma fila. Mostrou ser “gente como a gente” e evitou qualquer tipo de movimento para receber atendimento antes de quem estava à frente dele.
Tá na rede
“Acabar com a jornada 6 x 1 é ato de humanidade”
Fabiano Contarato (PT), senador




 
                                    








