A Santa Casa de Misericórdia de Vitória vai assumir a gestão do Hospital Rio Doce, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (8) pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, por meio das redes sociais.
Segundo Hoffmann, a transição garante o pleno funcionamento de todos os serviços, inclusive da maternidade. “Reforça o compromisso do Governo do Estado com uma saúde pública forte, humana e presente onde o capixaba mais precisa”, disse.
Confira o anúncio do secretário:
Ver essa foto no Instagram
Entenda o caso
A direção do Hospital Rio Doce havia anunciado na última quarta-feira (1º) que a maternidade iria suspender os atendimentos a partir da sexta-feira (03), às 19h, por tempo indeterminado. O motivo seria a falta de médicos plantonistas, causada pela atual e grave dificuldade financeira enfrentada pela instituição.
Segundo o diretor técnico do hospital, Ronaldo José de Souza, a dificuldade financeira é consequência do repasse insuficiente do Ministério da Saúde. “Os hospitais filantrópicos recebem apenas cerca de 60% do custo real para os atendimentos. O restante deve ser arcado pela instituição, o que gera um déficit crônico. Chegamos ao limite, sem condições de manter a maternidade funcionando”, explicou.
No mesmo dia, a Sesa afirmou que mantém em dia todos os pagamentos à instituição, conforme contrato nº 009/2022, no valor de R$ 9.390.826,77.
Já na sexta-feira, a direção informou que os serviços da maternidade seriam mantidos.