Dólar Em alta
5,352
9 de outubro de 2025
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Vitória
22ºC
Dólar Em alta
5,352

Com mercado de trabalho aquecido, 70 mil capixabas saem do vermelho, aponta Fecomércio-ES

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pelo Connect Fecomércio-ES, mostra que o percentual de famílias com contas atrasadas caiu para 33,3% em agosto de 2025. Os dados mostram que cerca de 70 mil capixabas saíram do vermelho no último ano.

Em entrevista à Rádio ES Hoje, André Spalenza, coordenador do Eixo Observa do Connect Fecomércio-ES, citou que o principal fator para a melhora é o aquecimento do mercado de trabalho. A renda e o emprego estão ajudando as famílias a conseguirem pagar dívidas em atraso.

“Estamos numa época de mercado de trabalho aquecido. Então, as pessoas estão conseguindo arcar com suas dívidas”, explicou.

A pesquisa indica que a dívida média dos capixabas é de R$ 5.904, e que o cartão de crédito continua sendo o principal fator de endividamento, presente em 90% dos lares. “O cartão de crédito ainda é o maior vilão, porque permite parcelamento e acaba ficando mais acessível, principalmente para famílias de menor renda”, destacou Spalenza.

Mesmo com o cenário positivo, mais da metade das famílias ainda têm contas com mais de 90 dias de atraso — 55,3% entre as de menor renda e 52,4% entre as de maior renda.

Entretanto, a queda da inadimplência já reflete no comércio capixaba, pois tem promovido uma melhora do poder de consumo da população. 

“Quando existem famílias que conseguem arcar com suas dívidas em atraso, elas passam a ter renda e realocá-la ao consumo. Agora, com o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, o varejo tende a se aquecer”, avaliou.

Spalenza acredita que a tendência de redução do endividamento deve continuar.

“A economia capixaba está performando bem e o mercado consumidor amadureceu. A expectativa é de que a inadimplência siga em queda”, afirmou.

Para o coordenador, a educação financeira é essencial para evitar novas dívidas, segundo ele o ideal é acompanhar o calendário de promoções, pesquisar e praticar o consumo consciente.

Ouça a entrevista completa:

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas