Dólar Em alta
5,352
9 de outubro de 2025
quinta-feira, 9 de outubro de 2025
Vitória
22ºC
Dólar Em alta
5,352

Hospital de Linhares fecha maternidade por tempo indeterminado nesta sexta (03)

A maternidade do Hospital Rio Doce suspenderá os atendimentos a partir desta sexta-feira (03), às 19h, por tempo indeterminado. O motivo é a falta de médicos plantonistas, causada pela atual e grave dificuldade financeira enfrentada pela instituição.

Segundo o diretor técnico do hospital, Ronaldo José de Souza, a dificuldade financeira é consequência do repasse insuficiente do Ministério da Saúde. “Os hospitais filantrópicos recebem apenas cerca de 60% do custo real para os atendimentos. O restante deve ser arcado pela instituição, o que gera um déficit crônico. Chegamos ao limite, sem condições de manter a maternidade funcionando”, explicou.

As gestantes que já estão internadas continuarão recebendo atendimento até a alta hospitalar. Já as que precisarem de assistência obstétrica devem procurar a rede pública municipal (Unidades Básicas de Saúde e Hospital Geral de Linhares – HGL). As pacientes com planos de saúde devem buscar orientação diretamente com seus convênios.

O Hospital Rio Doce disse que já comunicou oficialmente os órgãos competentes sobre a paralisação.

Sesa

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que recebeu, nessa quarta-feira (02), ofício enviado pelo provedor da Fundação Beneficente Rio Doce (Hospital Rio Doce) comunicando, “de forma unilateral e sem aviso prévio”, a suspensão do serviço de maternidade de risco habitual e de alto risco contratualizado com a Sesa, a partir desta sexta-feira.

A Sesa afirma que mantém em dia todos os pagamentos à instituição, conforme contrato nº 009/2022, no valor de R$ 9.390.826,77, disponível no link. Dessa forma, a secretaria ressalta que considera a decisão da direção do hospital uma grave violação contratual, com risco direto à vida de gestantes e recém-nascidos.

A Sesa destacou também que está exigindo explicações imediatas da Fundação e já adota medidas para garantir a continuidade da assistência na região. “Uma equipe técnica já elabora plano de contingência emergencial e garante que nenhuma mãe e nenhum bebê ficarão desassistidos”, disse em comunicado.

“Além disso, a Sesa deixa claro que a atitude do hospital não ficará sem responsabilização. Serão instauradas auditorias rigorosas sobre a gestão da Fundação Beneficente Rio Doce, além da adoção de medidas legais cabíveis, incluindo representação junto ao Ministério Público e denúncia criminal do corpo diretor da Fundação pela interrupção abrupta de um serviço essencial, colocando em risco a vida da população”, finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas