Dólar Em baixa
5,333
3 de outubro de 2025
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Vitória
22ºC
Dólar Em baixa
5,333

Exposição fotográfica com mulheres na batalha contra o câncer de mama registra rede de apoio

Exposição fotográfica com mulheres na batalha contra o câncer de mama registra rede de apoioA história de 12 mulheres, entre 30 e 60 anos, que enfrentam ou enfrentaram o câncer de mama retratadas em fotos que destacam a beleza e a força de cada uma. Essa é a proposta da Exposição “Você é Única”, que chega à sua 8ª edição, idealizada pelo empresário Dirceu Paigel e sob o olhar delicado da fotógrafa Thuanny Louzada. Mas, nesta edição, em especial, essas mulheres valentes estarão acompanhadas das pessoas que estão ao lado delas durante o tratamento. São esposos, filhos, amigos e até pets nessa jornada de desafios, que acolhem e amparam.

Para a fotógrafa Thuanny Louzada, o conceito do ensaio é mostrar que existe vida e beleza após o diagnóstico, e enfatizar a importância da rede de apoio. “Pedi para cada participante incluir no nosso ensaio as pessoas que estão sendo essenciais durante o processo de cura”.

O projeto, idealizado pelo empresário Dirceu Paigel, conta com a parceria do Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital Santa Rita (Afecc) e o Projeto Vida, e com o apoio do Shopping Vitória. Envolvido pela Campanha Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção e a conscientização no combate ao câncer de mama, ele visa destacar que cada mulher é única e especial. Ao compartilhar as imagens e as histórias, é criado um espaço de empoderamento, onde cada mulher se sente vista, valorizada e inspirada a continuar lutando.

Para Dirceu Paigel, o ensaio fotográfico “Você é Única” para além de valorizar e resgatar a autoestima das mulheres fotografadas, ele também inspira e encoraja outras mulheres na luta contra o câncer. “Queremos por meio da exposição revelar a beleza e a força de cada uma, mas também informar, alertar e conscientizar sobre o câncer de mama”.

Exposição fotográfica com mulheres na batalha contra o câncer de mama registra rede de apoioAlém das pacientes, também foram fotografadas nesta edição a jornalista e madrinha do projeto Fabíola de Paula, e as médicas oncologistas Ana Paula Mazzocco do Nascimento Dalvi, Neuzimar Rodolfo Serafim e Carolina Canopca. A exposição tem início no dia 1º de outubro e segue até o dia 28, no segundo piso do Shopping Vitória, em frente à loja Riachuelo.O câncer de mama é a principal causa de morte de mulheres no mundo. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. As regiões Sul e Sudeste se destacam, que concentram cerca de 70% da incidência.

Enfrentar a doença é desafiador e contar com uma rede de apoio, constituída por familiares, filhos, amigos e até pets, pode contribuir para tornar a jornada mais leve e fortalecer emocionalmente e psicologicamente a paciente durante o tratamento.

Neuzimar Serafim, mastologista do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), explica que quando falamos de câncer de mama, não estamos lidando apenas com uma doença localizada, mas com uma experiência de vida que transforma profundamente a paciente. Nesse contexto, a presença da família e dos amigos é essencial.

“Eles oferecem suporte nos momentos mais difíceis, ajudam na tomada de decisões, no comparecimento às consultas e no seguimento rigoroso do tratamento. Além disso, funcionam como uma rede de apoio que transmite segurança, confiança e esperança. Esse cuidado compartilhado dá forças à paciente para enfrentar as etapas do tratamento, que muitas vezes são longas e desafiadoras”, exemplifica a especialista.

Exposição fotográfica com mulheres na batalha contra o câncer de mama registra rede de apoioA presença física da família e dos amigos também pode ser fundamental nas tarefas do dia a dia, como acompanhar em sessões de quimioterapia ou radioterapia, até estimular a adesão ao tratamento, lembrando horários de medicação ou incentivando hábitos saudáveis.

E emocionalmente, o impacto é ainda mais profundo, acredita a mastologista. “O afeto e a presença próxima reduzem a sensação de solidão, diminuem a ansiedade e até sintomas depressivos que podem surgir. O carinho de pessoas próximas fortalece a autoestima, ajuda a paciente a lidar melhor com as mudanças corporais e contribui diretamente para uma recuperação mais harmoniosa. O tratamento do câncer de mama não é só médico; ele também é humano, e o apoio emocional tem reflexo direto nos resultados clínicos”, ressalta Neuzimar Serafim.

Mulheres Participantes:
Marilene Fundão Orçai dos Santos, Dona de casa, 56 anos
Andrea Caldeira Glicerio, Técnica em Enfermagem, 43 anos
Cátia Regina Braga, Artesã, 60 anos
Ana Helmer, Gestora de RH, 40 anos
Leni Marins da Silva, Dona de casa, 62 anos
Bianca de Oliveira Amaral, Cuidadora, 47 anos
Celia Maria de Souza das Neves, Dona de casa, 51 anos
Mônica de Souza Caetano, Gerente de loja, 46 anos
Maria dos Santos Machado, Enfermeira, 43 anos
Rosidalva Gomes da Silva Muniz, Empresária, 49 anos
Cleudes Dias Vieira, Auxiliar de cabeleira e faxineira, 34 anos
Elane Santos Dias, Empreendedora, 44 anos

Serviço: Exposição Você é Única
Período: 01/10 a 28/10
Local: Shopping Vitória, 2º piso

Thauane Lima
Thauane Lima
Bacharel em Jornalismo pela UFES

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas