Dólar Em baixa
5,314
30 de setembro de 2025
terça-feira, 30 de setembro de 2025

Giro Rápido: PT mais distante de Casagrande em 2026. E a federação União Progressista?

O PT, ao que tudo indica, vai estar distante do grupo do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB).

Apesar de o MDB, do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), seguir compondo a gestão do presidente Lula (PT), no Espírito Santo fica como água e óleo a relação ideológica de Ricardo com a sigla da estrela vermelha.

Por conta da conjuntura estadual, a direção nacional do PT, conforme ES Hoje publicou, deu sinal verde para construção da pré-candidatura do deputado federal Helder Salomão (PT) ao governo do Espírito Santo.

Com isso, o PT já finca posições de não compor a chapa do grupo de Casagrande no ano que vem.

Governo

Com a possível candidatura de Helder, já ficaria inviável, visto que o candidato que tem maior predileção de Casagrande a disputar o Palácio Anchieta é Ricardo. E isso não deve mudar.

***

Senado I

Outro ponto também é o Senado. O governador, pelo seu grupo, deve ser o primeiro postulante a uma das duas cadeiras da principal Casa de Leis do Congresso. A segunda deve ficar com alguém mais de centro/direita. E o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), briga por esse espaço, assim como o presidente da federação União Progressista, deputado federal Da Vitória (Progressistas).

Senado II

Lembrando que o PT, em hipótese alguma, vai deixar de batalhar pela reeleição do senador Fabiano Contarato (PT).

***

Cálculo I

Se Helder for para o embate do Palácio Anchieta, é calculado que isso possa servir para ajudar na reeleição de Contarato e do presidente Lula.

Cálculo II

O cálculo complicado, porém, envolve o próprio Helder em duas frentes. A primeira está relacionada ao Palácio Anchieta, em que Ricardo e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), surgem como favoritos nessa fase pré-eleitoral, tendo o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), como outra via. Há um grande trabalho a ser feito, sem contar a superação do antipetismo no Espírito Santo.

Cálculo III

A outra equação é do ponto de vista da Câmara dos Deputados. O ex-prefeito de Cariacica, em 2022, foi o parlamentar mais votado do Estado. Se Helder seguir no caminho para o governo, o PT deixa de ter um puxador de votos já testado para a Câmara e coloca a tarefa para a deputada federal Jack Rocha (PT), além do presidente estadual do PT, deputado estadual João Coser, e outros integrantes que compuserem esta chapa

 

Giro Rápido: PT mais distante de Casagrande em 2026. E a federação União Progressista?
Foto: Bruno Fritz/Ales

E União Progressista? I

Da Vitória o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), se encontraram com Casagrande e Ricardo nessa quinta (25). Obviamente que a costura eleitoral foi um dos pontos debatidos.

E União Progressista? II

A depender de Marcelo Santos, continuidade com Casagrande/Ricardo está mantida. “O presente e o futuro do Espírito Santo passam pelo diálogo que estamos construindo!”, disse o presidente da Assembleia. Sinais?

Gargalo

A conversa de Da Vitória com o governador também envolveu a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Há um tema em conjunto a ser realizado por Minas de Gerais e do Espírito Santo que é a construção de um contorno como alternativa ao gargalo na Serra do Tigre.

***

Abono?

Às vésperas do início de outubro, já se iniciam os burburinhos no funcionalismo público sobre qual esfera de poder vai oferecer abono. E qual será o mais generoso, principalmente em ano pré-eleitoral.

Crédito

Governo estadual encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa para contratação de crédito, junto ao BNDES, de até R$ 350 milhões. Valor é para o Programa Fundo Clima, com objetivo de realizar obras de infraestrutura para conter processos erosivos e/ou assoreamentos de áreas costeiras.

Reconhecimento

Durante a sessão ordinária do pleno do TJES, realizada na tarde de ontem, o presidente do TRE-ES, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, foi elogiado por seus colegas em razão de seu tribunal ter sido apontado pelo Tribunal de Contas da União como o segundo mais avançado do Brasil na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.

Na moita

Gestão de crise recente impediu estrago de imagem no Estado.

Tá na rede

“Precisamos estar atentos aos acontecimentos do nosso país”

Gilson Daniel (Podemos), deputado federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas