O avanço do processo judicial que analisa um suposto esquema de corrupção envolvendo os vereadores da Serra — Saulinho da Academia (PDT), Cleber Serrinha (MDB), Wellington Alemão (Rede) e Teilton Valim (PDT) — e que resultou no afastamento deles, abre os olhos do PDT estadual.
O partido, que hoje comanda a Prefeitura da Serra com Weverson Meireles e mantém sob forte influência o ex-prefeito Sergio Vidigal, viu dois de seus quadros — Saulinho e Teilton — atingidos diretamente pela decisão judicial. A situação se agrava porque Saulinho, além de presidente afastado da Câmara, vinha sendo projetado como possível nome do PDT para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026.
Não seria novidade. A Câmara da Serra tem se mostrado um trampolim para voos maiores: Alexandre Xambinho (Podemos) saiu da vereança para a Assembleia em 2018, e Pablo Muribeca (Republicanos) repetiu o feito em 2022, chegando, no ano passado, ao segundo turno na disputa pela Prefeitura.
Nesse contexto, a perda de Saulinho como alternativa eleitoral pesa duplamente: enfraquece a renovação de quadros do PDT e mina um potencial reforço na base política de Vidigal, que se movimenta para cacifar o filho Serginho Vidigal (PDT) na disputa de uma vaga à Câmara dos Deputados.
Mais do que perda de capital eleitoral, há também o dano à imagem. A associação do partido a um escândalo de corrupção contrasta com o discurso crítico que o PDT sempre sustentou e exige do grupo pedetista um esforço para blindar tanto o prefeito Weverson quanto Vidigal dos efeitos desse desgaste, visto que não há nenhum envolvimento deles no caso.
Com a posse dos suplentes na Câmara, o jogo político local também ganha novos atores, alterando correlação de forças na Casa. E, inevitavelmente, o Executivo municipal estará atento a cada movimento.
***
Câmeras e câmeras
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), promoveu live, nessa terça (23), para anunciar que a gestão irá adquirir câmeras corporais para a Polícia Militar. Presente a esse anúncio, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) lembrou que as câmeras com reconhecimento facial já promoveram a prisão de 400 suspeitos.
Segurança e segurança
Casagrande segue mostrando prioridade na pauta segurança pública. Nesta quarta (24), entrega totens de segurança em Itararé e na Ilha das Caieiras, ambos os locais em Vitória.
***
Pane seca
Como mostrado em primeira mão por ES Hoje, a CPI dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia Legislativa, comandada pelo deputado estadual Denninho Silva (União Brasil), está em pane seca. E sem sinal de que o tanque fique cheio de novo.
Nova presidente
Ainda na seara da Assembleia Legislativa, a Comissão Especial do Acordo de Repactuação do Termo de Transação de Ajustamento de Conduta de Marian passa a ter Iriny Lopes (PT) como presidente. Anteriormente, posto era de João Coser (PT).
Resenha

Falando em Coser, ele e a deputada estadual Camila Valadão (Psol) estavam em uma conversa marcada por sorrisos na sessão dessa terça (23).
***
Pesquisa
Entre 15 e 18 de setembro, uma pesquisa encomendada pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, ouviu 1.300 pessoas e identificou que seus movimentos para concorrer ao Senado começam a dar resultados. Euclério (MDB) aparece na terceira colocação com 20,54% das intenções de votos. A margem de erro é de 2,7% para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada pelo instituto Enquete nas cidades de Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana.

Giro Euclério
De olho no Senado, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), segue se articulando. Encontro da vez foi com o vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Júnior Corrêa (Novo).
Em Cariacica, 4h12
Em vídeo publicado nas redes sociais, Euclério iniciou a jornada de trabalho desta quarta (24) às 4h12.
***
Celebração
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), celebrou a conquista da Capital ser a cidade mais inteligente do País, superando Florianópolis.
MPES Conecta
Projeto MPES Conecta, do Ministério Público Estadual (MPES), chegou nesta quarta (24) a Barra de São Francisco. Ação já dialogou com mais de 50 municípios capixabas.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Dizem que um barraco foi evitado por conta de uma publicação em rede social. Risos.
Tá na rede
“A democracia brasileira resiste, apesar dos ataques de falsos patriotas que arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil”
Helder Salomão (PT), deputado federal











