Dólar Em alta
5,329
1 de outubro de 2025
quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Vitória
24ºC
Dólar Em alta
5,329

Vila Velha é destaque nacional em ranking de transparência fiscal

A Secretaria do Tesouro Nacional promove nesta segunda-feira (15) um evento para premiar os entes federativos que mais evoluíram e se destacaram no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal – Ranking Siconfi. Entre os premiados está o município de Vila Velha, que conquistou projeção nacional pelo salto expressivo na confiabilidade de suas informações fiscais e contábeis.

O evento, realizado de forma presencial, contará com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo, da secretária municipal de Finanças, Adinalva Prates, além da equipe contábil do município. Representantes do Ministério da Fazenda, de governos estaduais e de outras prefeituras também acompanharão a cerimônia.

O reconhecimento simboliza uma virada na forma como Vila Velha conduz suas finanças públicas. Em 2020, antes da atual gestão, o município ocupava a 5.445ª colocação no ranking nacional. Já em 2021, subiu para a 932ª posição; em 2022, alcançou o 163º lugar; e, no ano passado, chegou ao 18º posto no país. Agora, figura entre as três cidades com maior evolução no Brasil e na região.

De acordo com a secretária de Finanças, a escalada reflete “a seriedade no cumprimento da legislação contábil e tributária, aliada ao trabalho técnico minucioso da equipe em garantir precisão no envio de dados”.

O Ranking Siconfi mede a qualidade e a consistência dos demonstrativos fiscais e contábeis enviados por União, estados e municípios ao Tesouro Nacional. Quanto maior o índice de acertos nas verificações, melhor é a colocação.

Segundo a administração municipal, o avanço obtido por Vila Velha reforça a credibilidade da cidade na gestão de recursos públicos. Além de ampliar a transparência, a conquista garante maior previsibilidade e segurança em análises e tomadas de decisão que envolvem finanças públicas.

O município já havia recebido duas vezes consecutivas a nota “A” do Tesouro Nacional (2022 e 2023), no quesito confiabilidade das informações contábeis. Agora, consolida-se no cenário nacional como referência em responsabilidade fiscal e governança de dados.

Na prática, o resultado significa mais confiança do governo federal e da sociedade civil na condução dos recursos municipais. As informações enviadas ao Tesouro compõem o Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), documento que consolida as contas da União, estados e municípios, e serve de base para pesquisas, estudos e políticas públicas em todo o país.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas