Dólar Em baixa
5,501
11 de outubro de 2025
sábado, 11 de outubro de 2025
Vitória
26ºC
Dólar Em baixa
5,501

Justiça Federal pede demolição de 18 imóveis em praia na Barra do Jucu

O Ministério Público Federal (MPF) quer que o município de Vila Velha inicie, em até 90 dias, a demolição dos 18 imóveis considerados irregulares na Praia do Barrão, na Barra do Jucu por estarem em Área de Preservação Permanente (APP).

A decisão é do Procurador da República André Pimentel Filho. Na avaliação do MPF, embora o município de Vila Velha demonstre esforços contínuos na fiscalização para coibir novas ocupações e na manutenção de áreas não ocupadas, os avanços na recuperação ambiental das áreas degradadas são lentos e têm sido marcados por sucessivos adiamentos e mudanças de planejamento.

A manifestação do MPF pontua que fatores como a transição de responsabilidades da União para o município na gestão das praias, ocorrido em 2017, e a posterior constatação da inviabilidade financeira de projetos maiores contribuíram para os atrasos.

A mudança do planejamento inicial para um projeto maior (Orla Interlagos – Barra do Jucu) e a subsequente necessidade de desmembramento do projeto devido à inviabilidade financeira são os indicativos mais recentes de que a solução definitiva ainda está distante e sujeita a novas reestruturações.

Diante desse cenário, o MPF entende que, embora o município esteja tentando cumprir a decisão judicial, isso não tem ocorrido de forma efetiva e ágil, especialmente quanto às demolições necessárias.

O processo visa garantir a atuação do município de Vila Velha tanto na fiscalização, para coibir novas ocupações, quanto na execução de projetos para a recuperação e requalificação da área da Praia do Barrão. O cumprimento da sentença teve início há mais de seis anos, em abril de 2019.

Desse modo, o Ministério Público Federal requer seja o ente
municipal novamente intimado, fixando prazo improrrogável de 90 dias para início do
cumprimento das demolições dos 18 imóveis identificados”, diz trecho da decisão.

APP

Conforme , Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Vila Velha diz que o pedido ainda está sendo analisado pela Justiça. E que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação oficial sobre esse assunto.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas