No dia 8 de setembro a cidade de Vitória completa 474 anos. A um mês da data ES Hoje inicia com uma série especial de grandes transformações pelas quais passa a capital capixaba. Começamos pela nova orla de São Pedro, uma obra que visa promover o turismo atrelado a cultura, arte, culinária e lazer. O pôr-do-sol mais bonito do mundo ficou ainda mais encantador!
O trabalho de requalificação da nova orla de São Pedro já tornou o local uma nova rota turística e econômica na capital. A empresa responsável, Contractor Engenharia, está perto de entregar o primeiro trecho da ciclopassarela ligando os bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência. O equipamento integra a segunda etapa das obras na região e faz parte do projeto Vitória de Frente para o Mar.
No total, são 4,04 quilômetros de vias, entre ciclopassarela e requalificação de ruas que margeiam o mangue, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Em julho de 2024, foi concluída a primeira etapa, que contemplou o trecho da orla dos bairros São Pedro e Ilha das Caieiras, totalizando 1.160 metros. Com novos ambientes de convívio, o lugar virou palco para inúmeros eventos municipais e programações da região.
Além da melhoria da mobilidade urbana na região, as intervenções promovem as atividades econômicas que potencializam os atrativos turísticos, viabilizando alternativas de geração de renda, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.
“Quem vive em Resistência e Nova Palestina está feliz e orgulhoso de ver as mudanças acontecendo. Com as melhorias feitas, o trajeto ficará muito mais fácil e seguro, beneficiando trabalhadores, ciclistas e quem gosta de se exercitar ao ar livre”, destaca o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Transformando vidas
Eliana Santos é chef de cozinha na região da Ilha das Caieiras e diz que as obras levaram mais satisfação e conforto para todos os visitantes. “Depois de toda a mudança feita aqui na orla, nós estamos recebendo mais clientes, e eles têm ficado muito satisfeitos com toda a infraestrutura dessa nova orla. Isso também é bom para a gente, já que nossas produções e nossas vendas aumentaram”, disse.
Essa é uma realidade vivida também por Hudson Caieiras, proprietário da fábrica dos bombons Caieiras, que percebeu o crescimento da região depois de todos os investimentos. “Com a nova orla nós conseguimos fazer com que as pessoas que moram por aqui conheçam nossa fábrica e façam parte do nosso negócio. Nós geramos emprego e pertencimento e, com o crescimento das nossas vendas, a região cresce junto com a gente”.

O presidente do movimento comunitário da Ilha das Caieiras, Celso Luchini, disse que a região ficou convidativa. “As pessoas estão vindo para cá para passear com a família, cadeirantes que ficavam muitas vezes confinados dentro dos lares, hoje tem uma orla para um passeio. A infraestrutura está ótima! Depois de toda a intervenção estamos recebendo mais visitantes, que buscam um pouco de tudo por aqui, principalmente conhecer o novo local. Isso ajuda a região a ter mais reconhecimento e crescimento”.
Valorização
“Vitória é uma cidade em transformação. E a Grande São Pedro está incluída nesta agenda. Com esta obra estamos cuidando da mobilidade, da qualidade de vida, do incremento ao turismo, da geração de emprego e renda, valorizando e preservando o meio ambiente”, explicou o prefeito Lorenzo Pazolini.
O prefeito destacou o avanço social e a transformação da cidade, que hoje é pensada para todos, valorizando cada região e realidade. No caso da Grande São Pedro, mais do que morar e vive, o local se torna um ponto turístico nacional e internacional, com passeio por manguezais preservados, mostrando a beleza natural que encanta moradores e visitantes.
“Além da ligação de São Pedro até a Ilha das Caieiras, que já foi entregue, estamos construindo mais quatro quilômetros de urbanização de toda essa orla aqui para dar dignidade a esse povo aqui da Grande São Pedro. Essa obra que transforma a nossa cidade é parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que leva urbanização e oportunidades de renda para as comunidades residentes nas orlas da ilha de Vitória”, disse o secretário de Obras, Gustavo Perin.

Vitória De Frente para o Mar
O Vitória de Frente para o Mar tem como objetivo requalificar as orlas da cidade de Vitória, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

Na região da Grande São Pedro, o investimento é de mais de R$ 200 milhões.
Para segunda etapa da requalificação da orla de São Pedro, estão em andamento as seguintes intervenções realizadas pela Contractor Engenharia:
* requalificação das vias (ciclovia, calçada, pista de rolamento, estacionamentos, canteiros e praças);
* passeio contínuo à beira-mar com deques, arquibancadas alagáveis, rampas de acesso para barcos e requalificação de passeios em piso intertravado;
* cinco queimadores de mariscos – para os pescadores e desfiadeiras de siri;
* implantação da Praça do Papa, situada na Rua São Pedro;
* ligação entre Nova Palestina e Resistência (passarela de pedestres/ciclovia);
* iluminação pública;
* rede de drenagem;
* recuperação do manguezal;
* paisagismo e incremento da arborização urbana;
* academias de Idosos, academias de jovens e Parques Kids.











