Por Jorge Buery
O time do Vitória venceu o Porto Vitória por 3 a 1, neste domingo (3), no Estádio Kleber Andrade, na decisão da Copa Espirito Santo. Com o resultado, o alvianil se isola como único clube a conquistar cinco títulos desta competição.
Além do troféu, o Vitória recebeu o prêmio de R$ 70 mil e a segunda vaga capixaba na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, ao lado do Rio Branco.

Primeiro tempo
No primeiro tempo, o Vitória abriu o placar, aos 5 minutos, quando Élton Martins aproveitou falha de Ferrugem, e a bola sobrou para Carlos Vitor concluir com categoria: 1 a 0.
Aos 18 minutos, o Vitória poderia ter ampliado, quando Pepeu recebeu lançamento em velocidade, mas foi bloqueado na área, quando ia finalizar. O alvianil teve mais uma chance aos 33, com Tony chutando livre e o goleiro Aydhan salvando em ótima defesa.
Somente aos 47 minutos, numa combinação com Rosseto, o atacante Douglas Santos chutou para fora. Foi a primeira jogada de perigo do Porto Vitória. Já no final dos acréscimos, o lateral do Vitória, Magatão, arrancou pela esquerda e chutou mal quando deveria ter dado o passe para Tony, livre.
Segundo tempo
Na etapa final, a primeira oportunidade foi do Porto Vitória, aos 9 minutos, com Rosseto chutando para Abuda salvar em cima da linha. Mas o mesmo Rosseto não desperdiçou aos 10, quando recebeu a bola de Wiliam Santana e finalizou: 1 a 1.
Já na saída de bola, o Vitória reagiu. Foguete cruzou da direita e Pepeu fez o gol com o peito: 2 a 1. O Porto chegou com perigo logo depois, com Wiliam Santana chutando, e Paulo Henrique salvando à curta distância.
Aos 33 minutos, o Vitória deu a resposta com Pedro Pires arriscando de longe e Aydhan salvando à córner. Aos 41, o Porto criou boa chance, com Rosseto dominando a bola no peito e chutando por cima da trave. Cezine num contra-ataque ainda perdeu a chance de ampliar para o Vitória.
O último lance do jogo foi para levantar a torcida alvianil. Após a cobrança de córner pelo Porto, a defesa rebateu, e com o goleiro Aydhan fora da sua trave, o volante Tiago Ramos avançou com a bola e finalizou com o gol vazio: 3 a 1. E Vitória pentacampeão da Copa ES.
O público foi de 2.125 presentes e renda de 25.880,00.
Escalações
Vitória
Paulo Henrique; Foguete, Velaske (Mateus Govea), Abuda, e Magatão; Gualberto (Jonata), Tiago Ramos, e Carlos Vitor; Élton Martins (Pedro Pires), Tony (Anderson) e Pepeu (Cezine).
Porto Vitória
Aydhan; Thainler (Dioran), Ferrugem (Wiliam Sotto), Matheus Guedes e Thalyson; Mateusão, Mateus Firmino e João Paulo (Xavier); Erick Salles (Alisson), Rosseto e Douglas Santos (William Santana).
Árbitros:
Wesley dos Santos, com Douglas Moreira e Leonardo Entriger.
VAR: Leonardo Mendonça e Vinícios de Souza.











