Dólar Em alta
5,310
17 de novembro de 2025
segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Vitória
27ºC
Dólar Em alta
5,310

Advogada é alvo em operação contra facção na Grande Terra Vermelha

Uma advogada é alvo de busca e apreensão, nesta quinta-feira (1), na Operação “Telic”, do GAECO/Ministério Público (MPES), que investiga a atuação da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV) na Grande Terra Vermelha, na Região 5 de Vila Velha.

Segundo o MPES, o cumprimento do mandado foi acompanhado por representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES), conforme previsto na legislação e determinado judicialmente.

Ao todo estão sendo cumpridos 9 mandados de prisão temporária e 35 de busca e apreensão nos municípios de Vila Velha e Cariacica, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Vila Velha.

O objetivo da “Telic” é desarticular núcleos do PCV. A investigação do GAECO/MPES revelou a existência de estrutura criminosa voltada para o tráfico de drogas, aquisição e porte ilegal de armas de fogo e munições, além de outras ações violentas coordenadas por lideranças presas, que repassavam ordens por meio de familiares e advogados a integrantes em liberdade.

A apuração demonstrou ainda a existência de um núcleo especializado na coleta e difusão de informações estratégicas, com o objetivo de monitorar ações policiais e planejar crimes de homicídio.

As investigações seguem em andamento, com análise do material apreendido e aprofundamento das diligências para a responsabilização criminal dos envolvidos e o desmantelamento da estrutura do grupo.

Mais de 200 policiais militares foram mobilizados para a operação, com atuação nas buscas, prisões e conduções dos investigados. Participaram da ação integrantes do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, da Diretoria de Inteligência da PMES, do Batalhão de Missões Especiais (BME), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além das Forças Táticas da Grande Vitória (4ª, 7ª, 10ª e 13ª Cias Independentes).

Ordem da prisão

A região da Grande Terra Vermelha vive uma guerra entre traficantes do PCV e do Terceiro Comando Puro (TCP), que disputam o controle do tráfico na Região 5, composta por 22 bairros.

Segundo o delegado Romualdo Gianordoli, subsecretário de Inteligência da Sesp, o PCV domina 20 bairros e o TCP apenas 2 (Ulisses Guimarães e 23 de maio). No fim de maio aconteceu uma Operação do GAECO, a “Bastilha de Bob”, que prendeu lideranças do TCP em Ulisses Guimarães.

E isso pode ter incentivado que Cleuton Gomes Pereira, o “Frajola”, liderança do PCV, desse a ordem para iniciar a guerra de dentro da cadeia onde ele está preso.

 

 

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas