A nova pesquisa da Genial/Quaest demonstra um “respiro” ao governo Lula (PT) após sucessivas surras políticas, especialmente motivadas por decisões erradas da própria União. Liderando, no atual cenário, as intenções de votos contra adversários do espectro da direita, o Presidente da República e o PT têm o desafio de manter a “boa fase”.
Apesar do alívio momentâneo, o governo ainda enfrenta o obstáculo de fazer com que sua aprovação ultrapasse a desaprovação. O recente fôlego veio de fora: a agenda do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, gerou efeitos políticos positivos para Lula. A decisão sobre o tarifaço, que desagradou produtores e empresários, e a investigação sobre o Pix, esta com impacto negativo sobre diversas camadas sociais, trouxeram desgaste à direita e abriram espaço para o discurso petista.
Nos últimos anos, o centro e a direita avançaram no protagonismo político nacional e estadual. O Espírito Santo exemplifica essa guinada: Vitória, capital tradicionalmente comandada por partidos de esquerda ou centro-esquerda, elegeu em 2020 Lorenzo Pazolini (Republicanos), consolidando uma inflexão no pensamento do eleitorado.
O tarifaço de Trump, previsto para agosto, impõe ao PT e ao governo federal o dever de exibir ações concretas até lá. Convencer os setores produtivos e empresariais, os que movem o PIBão, de que há um plano sólido em curso é condição essencial para reconquistar a confiança e desidratar adversários, sobretudo da ala bolsonarista.
Há também um fator de instabilidade que exige atenção: os eventuais impactos econômicos do tarifaço. A máxima “é a economia, estúpido”, usada com sucesso por Bill Clinton, na campanha de 1992 nos EUA, continua atual. Se o bolso do brasileiro estiver satisfeito, das bases populares aos estratos mais altos, o governo ganha fôlego para seguir com sua agenda.
No Espírito Santo, contudo, o desempenho petista é tímido. O partido conta com apenas 13 vereadores, não administra nenhuma prefeitura, e soma cinco parlamentares entre Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado. Além disso, está fora dos principais debates sobre sucessão no Palácio Anchieta e tenta reorganizar suas bases após um duro processo interno.
O fato é que a crise deflagrada por Trump, e alimentada por interlocutores do bolsonarismo, acabou funcionando como um empurrão inesperado para os petistas. Mas o momento, embora de alívio, está longe de configurar uma agenda amplamente positiva ou de transformar o atual cenário em uma engrenagem eleitoral eficaz. O desafio, portanto, é transformar esse suspiro em fôlego duradouro.
***
“Dono” da segurança
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), virou protagonista, de fato, na área da segurança pública. Coube também a ele divulgar a realização de um novo concurso para a Polícia Penal.
***
Leis de Vitória I
Vitória agora tem o Dia Municipal do Beach Tennis Sem Limites, a ser celebrado em 18 de agosto. Já é possível imaginar o tamanho do “play”.
Leis de Vitória II
E também passou a homenagear uma cultura bem tradicional, com o Dia Municipal das Rezadeiras e Benzedeiras, em 27 de agosto.
“Estou secretário”
Por onde vai, Luciano Forrechi, o polivalente secretário de Cidadania, diz que “está” secretário de Governo de Vitória. Na brincadeira, tem quem o chame de “prefeito”.
Mais férias…
Como esta coluna já havia mostrado, gestores de pastas municipais e estaduais estão aproveitando o período de agora de julho para férias, que também coincide com o recesso escolar.
***
Homenagem
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), entregou ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Francisco Berdeal, a comenda São João Batista. O emedebista foi ao encontro de Berdeal nessa quarta (16).
***
Cidade Inteligente
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante assinou, nessa quarta-feira (16), o contrato com a empresa vencedora da licitação para implantação da Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente na cidade. É o primeiro município a assinar esse termo do programa ES Inteligente, do governo estadual.
Inteligente movimento
Não custa lembrar que o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim, é filiado ao Republicanos, partido que abriga o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que busca se cacifar para a disputa do Palácio Anchieta, no ano que vem.
***
Sessão especial
O senador Magno Malta (PL) fez pausa – rápida – da agenda Jair Bolsonaro e promoveu, nesta quinta-feira (17), sessão especial no Senado em homenagem póstuma ao Pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Maranata.
***
Novo visual e sertanejo

O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) vem exibindo novo visual, no qual ostenta penteado com madeixas mais longas. Uma das ocasiões que posou para foto foi com o cantor sertanejo Michel Teló e a prefeita de São Domingos do Norte, Ana Malacarne (MDB), durante a festa do município, no último fim de semana.
***
Fale com a coluna
Nosso e-mail é poder@eshoje.com.br.
Na moita
Ufa! Tem assessor que ainda evita encontros que poderiam ser para lá de desagradáveis!
Tá na rede
“É revoltante ver mais uma decisão absurda do STF que insiste em passar por cima do Congresso e rasgar nossa Constituição! O Congresso, legítimo representante do povo, decidiu barrar o aumento do IOF, que só prejudica quem trabalha”
Evair de Melo (Progressistas), deputado federal




 
                                    








