CÂMARA E SENADO
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, com 383 votos favoráveis e 98 contrários, o Projeto de Decreto Legislativo, que revoga o decreto do governo que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O Plenário do Senado Federal também aprovou. O senador Efraim Filho (União-PB), destacou que a busca pelo equilíbrio e pela responsabilidade fiscal apenas pelo lado da receita, com aumento de impostos para quem produz para o país, já não é mais o caminho e alternativas precisam ser buscadas.
OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO
Aintegração dos Serviços de Inspeção estaduais, municipais e consórcios públicos ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) permite que os produtores rurais comercializem os produtos agropecuários em todo o território brasileiro. O Sisbi-POA padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, agregando valor e permitindo a abertura de novos mercados.
CONTROLE DE JAVALIS
O aumento exacerbado do número de javalis no estado de São Paulo tem impactado negativamente no agronegócio. São danos, em especial, às lavouras e ainda a contaminação sanitária e abalos ambientais, uma vez que estes animais consomem diversas culturas, reviram o solo, comprometem a qualidade da água e também podem transmitir doenças para animais domésticos e para humanos.
CARNES, OVOS E LEITE
A produção de carnes, ovos e leite apresentou aumento no 1º trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, avalia a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em comunicado técnico publicado. O documento analisa os dados das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, de Leite e da Produção de Ovos de Galinha do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas neste mês. De acordo com a CNA, houve aumento nos abates de bovinos de 5,5%, com destaque para vacas e novilhas, o que pressionou os preços do boi gordo. 
PREÇO DAS FRUTAS
Mamão, laranja, melancia e banana registraram queda de preços nos principais mercados atacadistas do país analisados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último mês. As quedas nas cotações das três primeiras frutas ficaram acima de 10%, enquanto a banana registrou uma redução de menor intensidade. É o que mostra o 6º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia. De acordo com o levantamento da Conab, houve queda de 16,89% na média ponderada de preços do mamão.
DIA DO PESCADOR
A pesca artesanal é parte fundamental da economia, da segurança alimentar e da cultura do Espírito Santo. Dia 29 de junho foi celebrado o Dia do Pescador, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), destaca os avanços nas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da atividade pesqueira e à valorização de seus protagonistas. O Espírito Santo conta com uma extensa cadeia produtiva ligada à pesca, com 411 quilômetros de litoral, 58 associações, 14 colônias, 1.535 embarcações e 36.271 pescadores registrados, conforme dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, referentes ao período de janeiro a junho de 2025.
EDUCAÇÃO RURAL CREDENCIAMENTO
Novas vagas foram abertas para o credenciamento de prestadores de serviços para o Senar-ES. Desta vez, as áreas de credenciamento foram ampliadas, com oportunidades para tutores e instrutores no setor da agricultura, agroindústria, pecuária, entre outros. Por meio da tutoria é feito o planejamento, a comunicação e o acompanhamento do público atendido. O tutor é o responsável por conduzir aulas teóricas e práticas, aplicar instrumentos de avaliação e acompanhar continuamente o processo iniciado nas aulas virtuais.
ACEROLA NO ESPÍRITO SANTO
O cultivo da acerola é uma alternativa promissora para a fruticultura do Espírito Santo. Para fortalecer a assistência técnica voltada a essa cadeia produtiva, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, um curso de capacitação para seus técnicos, na Fazenda Experimental Bananal do Norte (FEBN), em Cachoeiro de Itapemirim. A atividade foi direcionada a profissionais que atuam nas regiões abrangidas pelos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural (CRDR) Central Sul, Caparaó, Litoral Sul e Metropolitano. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista














