
“Rafaela Roza e Tiago Bruno disseram “sim sim” no último dia 8 de março, em uma cerimônia bem intimista, que reuniu familiares e amigos, no Cerimonial Terra Nova, em Santa Lúcia, Vitória. Com a celebração do pastor Weberton, o evento teve o cerimonial assinado por Amanda Vital e música da Banda SD Música. As fotos são de Luiz Carvalho.


Descarbonização no setor produtivo capixaba
A descarbonização e a eficiência energética são temas centrais na transformação econômica global, e as empresas capixabas precisam se preparar para manter sua competitividade. Para entender melhor esse cenário, o Bandes e a Findes, por meio do Observatório Findes, aplicaram uma pesquisa inédita para avaliar o interesse das pequenas e médias empresas do Espírito Santo em financiamentos voltados à sustentabilidade. Os resultados desse levantamento serão apresentados nesta segunda-feira (17), na sede da Findes, em Vitória.
Cerimônia de posse
O Procurador de Justiça Humberto Alexandre Campos Ramos, ouvidor do MPES, tomará posse no auditório da PGJ como Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União para o mandato 2025/2026, na próxima sexta, dia 21 de março às 11:00 horas. Nesta solenidade o Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP) vai receber ouvidores de todo país no Espírito Santo.
Café da manhã

Feira de intercâmbio
A Capital capixaba vai receber pela primeira vez a Expo Intercâmbio, evento que se realiza no dia 12 de abril, no Hotel Sheraton, na Praia do Canto. A exposição vai reunir especialistas, agências e instituições internacionais para apresentar opções de estudo, trabalho e aperfeiçoamento no exterior.
Curta-metragem
Está programada para o dia 20 de março, às 19h, no Cine Jardins, em Vitória, a pré-estreia do curta-metragem “A Noite é uma Children”, de Abel Santana. A produção cinematográfica é estrelada por alunos do curso de TV e Cinema ministrado na Oficina Abel Santana e é uma vitrine para que eles mostrem o seu talento ao grande público. O evento vai contar com a presença do elenco, da equipe de produção e, claro, do diretor da produção.
Mês da Mulher

Crônicas, contos e cartas em novo livro
Em seu terceiro livro, intitulado “Cardápio”, a escritora capixaba Sara Lovatti traz a mulher contemporânea para o centro de uma narrativa que perpassa diferentes gêneros textuais, incluindo crônicas, contos e cartas. O lançamento será no dia 05 de abril, às 18h, na Casa de Bamba, em Vitória, em um evento que reunirá leitura de textos, roda de conversa, sessão de autógrafos com a autora e discotecagem em vinil com o DJ Renan Lubanco. O prefácio é da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maria Amélia Dalvi, para quem o novo livro inscreve o nome de Sara Lovatti na literatura contemporânea produzida por mulheres no Brasil e, particularmente, no Espírito Santo.
Impostossauro

O Impostossauro invadiu o Encontro Mensal da CDL Vitória, na última quarta-feira (13), no Espaço Inspira+, do Senac, e contou que o Dia Livre de Impostos (DLI) deste ano será em 29 de maio, quando, segundo cálculos, o brasileiro terá trabalhado cinco meses apenas para pagar impostos. Alana Fortunato, Ester Valentim, Lorena Almeida e William Simmer garantiram uma foto com esse vilão para alertar que o objetivo do evento é justamente conscientizar a sociedade sobre a alta carga tributária no Brasil.
Contrato renovado
Depois de faturar o primeiro lugar do Grupo de Acesso, no Desfile das Escolas de Samba de Vitória, em 2025, com o enredo “Mercado da Capixaba”, a G.R.E.S. Andaraí já está trabalhando no desfile do grupo especial em 2026. A Venenosa de Maruípe anunciou em suas redes a renovação com o Mestre de Bateria Kaio Amorim, o famoso Mestre Pipoca, e o intérprete oficial Emerson Dias. Ambos conquistaram a nota máxima dos jurados.
Parabéns
A coluna deseja felicidades aos queridos Adriana Gusmão, Godô Sambista, Sergio Vieira e Carina Ferreira que hoje, dia 17 de março, completam mais um ano de vida.
Feira dos Municípios
A edição 2025 da Feira dos Municípios do Espírito Santo, que será realizada nos dias 3, 4, 5 e 6 de julho, no Pavilhão de Carapina, terá, a exemplo da edição de 2024, a presença dos 78 municípios do Espírito Santo. Este ano, o tema da Feira é “O Espírito Santo que todo mundo deveria experimentar” e a confirmação da presença de todos os municípios capixabas reforça o perfil do evento de ser uma representação da cultura, gastronomia, arte e história do nosso estado.
E quem for à Feira dos Municípios 2025 poderá experimentar todo o Espírito Santo num só local, com shows musicais e atrações culturais legitimamente capixabas, restaurantes, comida de rua, cervejarias artesanais, parque de diversões com roda gigante, minifazendinha, espaço flores e muito mais.











