Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Cinco deputados estaduais querem vaga aberta de conselheiro do TCES

Está publicado no Diário do Poder Legislativo (DPL) da última quarta-feira (18) comunicado de vaga para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), aberta com a aposentadoria do conselheiro José Antonio Almeida Pimentel. Mas a vaga do conselheiro Valci Ferreira não sairá tão fácil assim.

O anúncio de vacância de Pimentel está sendo disputada, quase a tapa, pelos deputados estaduais Rodrigo Coelho, Dary Pagung, Gilsinho Lopes, Freitas e Erick Musso (por enquanto). Ele vem acompanhado da divulgação de abertura de inscrições para preenchimento da vaga. As inscrições tiveram início na última quarta e vão até 18 horas de sexta-feira, dia 27 de julho.

Todo mundo já sabe de cor e salteado que o nome do substituto de Pimentel no TCES já foi definido pelo governador Paulo Hartung (MDB). E tem gente que acredita nessa inscrição e que vai passar na sabatina. Uma piada! Mas há quem garanta que o nome do substituto do Pimentel só sai após as eleições deste ano. Enquanto isso, a vaga de Valci, vai demorar tanto, que nem o próximo governador pode resolver quem será o substituto.  

Kamikaze Amaro Neto
O kamikaze Amaro Neto foi iludido mais uma vez (leia-se eleições de Vitória) a encher seu avião de bombas e se atirar contra uma barreira imbatível formada pelos senadores, Magno Malta e Ricardo Ferraço. Antes de se aproximar do alvo, vai explodir no ar, vai cair no mar e ficará pelo menos quatro anos desaparecido. Será que ele não notou isso ainda.

Justiça aperta a CEF
Uma briga na Justiça federal entre os ex-trabalhadores da Companhia Siderurgica de Tubarão – CST – e a Caixa Econômica Federal – CEF – está dando panos para muitas mangas. A Caixa insiste em informar, mas sem apresentar provas, que depositou o dinheiro dos ex-trabalhadores em 1998. Está virando um balaioi de “gato” porque os trabalhadores provaram na Justiça que não existe nenhum extrato, individual constando esse depósito. Ou seja, o dinheiro saiu dos cofres da Caixa, mas nunca chegou ao destino, uma coisa muito estranha.

No último dia 17, houve uma audiência na Justiça federal, em Colatina, por onde tramita o processo do caso. Cerca de 720 ex-funcionários da CST estiveram lá naquela cidade. Na audiência, a juíza federal deu um prazo de 30 dias para a Caixa apresentar o extrato de deposito do valor e o destino do dinheiro  que foi depositado na conta no ano de 1998. Ai tem truta, vamos aguardar o prazo da manifestação oficial da Caixa, que é o de provar com documentos que fez o depósito.

É melhor já se acostumar com a música “tá tá tá”
O militar da reserva do Exército Brasileiro, o capitão e deputado federal Jair Bolsonaro foi lançado oficialmente como candidato à presidência. Sua vice poderá vir a ser a nariz em pé, a professora Janaína Paschoal, da USP. Os jornais falam que o discurso dela, ontem na convenção partidária, causou saia justa entre alguns correligionários do capitão. Mas, convenhamos, moldar o discurso à plateia não é o perfil da autora do impeachment. E nem de Bolsonaro.

Janaína pode trazer muito a Jair, tirando-lhe o estigma de machista. Enfim, vamos ver no que vai dar Janaína no Jaburu. A professora Janaína Paschoal não será a única voz do Direito nas eleições. Muitos nomes do meio jurídico estão sendo cotados para importantes cargos.

Um Cabral de ponta
A Juíza Eleitoral Mayra Rocco Stainsack da Justiça Federal no Paraná, devolveu ao juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, os autos de inquérito no qual o ex-governador do Paraná, Beto Richa, é investigado por suposto favorecimento à Odebrecht em troca de dinheiro para a campanha de sua reeleição ao governo do Estado. A juíza entendeu que “os delitos eleitorais e os de competência da Justiça Federal Comum são autônomos e podem ser apurados separadamente, não havendo possibilidade de decisões contraditórias justamente por serem delitos independentes” e devolveu os autos a Moro. Com isso, ao menos no Paraná, vai se esvaindo a tese de mero crime eleitoral.

Anticorrupção
O Governo do Rio de Janeiro regulamentou a lei anticorrupção no Estado. O Decreto 46.366/18 foi publicado na última sexta-feira, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.  A lei 12.846/13, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública, completa cinco anos no próximo mês. Nem todos os Estados, no entanto, regulamentaram a lei em âmbito estadual. No início do ano, apenas 14 Estados tinham publicado decretos.

Tributário
Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação ajuizou no Supremo Tribunal Federal – STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIn para questionar o Convênio ICMS 106/07, que disciplina os procedimentos de cobrança de ICMS nas operações envolvendo programas de computador. O relator, ministro Dias Toffoli, aplicou à ação o procedimento abreviado.

Análise e conjuntura política
O grid de largada da corrida presidencial ganhou contornos mais nítidos na semana em que Geraldo Alckmin arrebatou o apoio do “centrão”.

Cenário
Se a semana passada foi de negociações, recuos e promessas, os próximos dias serão isso e muito mais. Afinal de contas, a conjuntura atual está muito bagunçada.

Zap
WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para evitar difusão de spam e fake news.

Ambiente
A mineradora anglo-australiana BHP Billiton – responsável pela Samarco – enfrenta ação coletiva na Austrália contra o desastre da barragem de Mariana em 2015.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas