A eleição que vai definir o comando da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) se aproxima. No próximo dia 22, a categoria que tem 27.275 inscritos vai escolher a chapa que ficará à frente da instituição no triênio 2025/2027.
Qual é o perfil da advocacia capixaba? Com quem os candidatos vão dialogar? E o que pode fazer essa ordem, que tem receita milionária ao mês, por esse público que é tão diferente? ES Hoje em Dados ajuda a dissecar um pouco de quem é esse grupo tão distinto.
Segundo informações da OAB nacional, no Espírito Santo há, inscritos, 14.356 advogadas (52,63% total) e 12.919 advogados (47,37% do todo). Assim como ocorreu no pleito municipal de 2024, uma das atribuições dos candidatos é verificar as necessidades das mulheres da ordem e seus anseios, visto que são maioria e podem fazer a diferença no momento da votação.
A faixa etária para diálogo com os juristas é importante para a definição de estratégias, bem como ações para que os advogados consigam exercer suas profissões.
O predomínio da advocacia capixaba está na faixa de 26 a 40 anos, com 14.516 inscritos, o que equivale a 53,22% dos juristas da OAB-ES. É um intervalo no qual os profissionais estão em fase de escala júnior a sênior em níveis de salários. Como a OAB-ES pode ajudar nisso? Como promover capacitações e maiores produções de riquezas? São questionamentos pertinentes a serem respondidos.
Também chama a atenção que nesta faixa de inscritos há plena maioria, mais uma vez das mulheres, com 8.722 nesse rol. Trata-se de um grupo altamente relevante. E o que desejam essas advogadas jovens, como a ordem pode fazer a diferença no labor delas?
O que se percebe é que a definição de quem estará à frente da seccional capixaba passará pelo voto feminino e os concorrentes precisam entender que há questões universais, mas que algumas direcionadas especificamente para as mulheres poderão fazer a diferença na votação que se aproxima.
Não pode ser desprezado o universo do voto jovem da ordem, englobando homens e mulheres. Mas o que vai determinar nisso tudo é a capacidade de engajar. E aí todas as faixas etárias poderão contribuir.

Concorrem neste ano as chapas “Ordem é Evoluir/nº1”, com José Carlos Rizk Filho, atual presidente da seccional capixaba; “OAB com elas/nº 2”, com Bruna Pereira do Vale Ferraz Raggi; “Muda OAB/nº 3”, com Ben-Hur Brenner Dan Farina; “A OAB que você quer/nº 10”, com Erica Ferreira Neves; e “Transforma OAB!/nº11”, com José Antônio Neffa Junior.
A votação do próximo dia 22 de novembro acontecerá das 9h às 18h, em sistema completamente on-line.











