As apostas do Republicanos para além de Vitória

As metas do Republicanos, em 2024, vão além da eleição de Vitória. Tomando como base o lançamento da pré-campanha de Diego Libardi (Republicanos), que ocorreu nessa segunda-feira (24), a legenda vem com interesses para ampliar seus tentáculos.

De acordo com reportagem do Valor Econômico, publicada nesta terça-feira (25), o partido calcular eleger entre oito e 15 prefeitos no Espírito Santo. Atualmente, há seis, dentre eles Lorenzo Pazolini (Vitória), Bruno Marianelli (Linhares), Peter Costa (Mimoso do Sul) – que ganhou notoriedade estadual com as chuvas que atingiram o município – e Bruno Araújo (Pedro Canário), que já encaminhou pré-candidatura para sua sucessão.

A disputa na Capital é a cereja do bolo da legenda comandada por Erick Musso, mas o partido sabe que para ter musculatura em 2026 e para ter capacidade de articulação das frentes que se desenham, é necessário a conquista de territórios.

Desta forma, é preciso estar competitivo. Na Serra, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), com frente formada por outros partidos e por até padrinhos, como o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (de saída do Podemos), já iniciou sua caminhada.

Bruno Marianelli é outro que busca manter o partido em forte território, que tem orçamento bilionário e que serve como local de microcapital, agregando, especialmente, para as eleições proporcionais daqui a dois anos.

Com mesmo grau de importância pode ser analisada a caminhada em Cachoeiro de Itapemirim. A presença maciça de correligionários, como Pazolini, deputados estaduais da sigla e o deputado federal Amaro Neto, bem como os deputado estaduais Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União Brasil), revela como Erick e companhia têm confiança nesta movimentação no Sul, que tem abrigado, nos últimos tempos, iniciativas mais ligadas às frentes conservadoras.

Há outras pré-candidaturas que merecem atenção em outras localidades, como Guarapari, com o vereador Rodrigo Borges, e João Neiva, com Micula, que busca sua reeleição. É sabido que cada voto pode fazer muita diferença.

Em 2020, o Republicanos ficou em segundo lugar no número de prefeituras obtidas, ficando atrás somente do PSB, do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB). Quatro anos se passaram e a legenda tem agora mais concorrências no espectro da centro-direita, a contar pela expansão do MDB, do Podemos e do Progressistas. Não é um cenário fácil, tanto é que o partido tem feito negociações.

O resultado deste ano será termômetro para o que o Republicanos poderá fazer em 2026 e traçar estratégias que dimensionem o tamanho do apetite para a Assembleia Legislativa e o Congresso. Além disso, barganhar por espaço nas composições que discutirem o Palácio Anchieta.

Apoio garantido

O Podemos vai andar lado a lado com Libardi em Cachoeiro, sendo que o responsável pela articulação é o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos).

***

Carta na manga

O deputado estadual João Coser (PT) diz que possui uma “denúncia formal – e grave – referente a um programa da Prefeitura de Vitória”.

Climão

Relatos dão conta que o clima no PL não anda os melhores neste período de pré-campanha. Há de tudo um pouco: problemas quanto a manutenção de pré-candidatos e até convencimentos longo para que figurões estejam em gravações de vídeo.

Será?

Articuladores da política, em Vitória, analisam como jogo de cena os encontros do PDT com os pré-candidatos. Nas rodas de conversa, a legenda deverá ficar ou com o deputado estadual João Coser (PT) ou com o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).

***

Quem é vivo…

As apostas do Republicanos para além de Vitória

O ex-deputado federal Carlos Manato (PL) visitou nessa segunda-feira (24) o coordenador da bancada federal capixaba e presidente estadual do Progressistas, deputado federal Da Vitória. Manato está cada vez mais alinhado com o parlamentar.

***

Cutucão

O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Progressistas) deixou uma indireta bem direta quanto ao pleito do município. “O novo nem sempre vem acompanhado de ideias novas. Em grande parte das vezes, os mais experientes é que são capazes de nos apresentar os melhores caminhos”. Captaram vossa mensagem?

Marcando presença

Deputado estaduais estão enfatizando que nesta quarta-feira (26) será votado o veto ao projeto de Lucas Polese (PL), que cria a “Política Estadual de Proteção e Defesa da Propriedade Privada e do Patrimônio Público no Espírito Santo”. Há, nos bastidores da Assembleia, a tendência de que esse veto governamental seja derrubado.

Presidente “quase” sofredor

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (de saída do Podemos), mostrou que na sua mesa de trabalho tem um copo térmico com o escudo do Vasco da Gama. O parlamentar de Cariacica ficou até sem voz depois do triunfo da equipe.

“Quase” um na moita

Político tem dormido em um hotel quatro estrelas de Vitória. Colegas “estranharam” um pouco (ênfase no pouco) a situação.

Negligência com idosos

Chama atenção no Ministério Público Estadual (MPES) a quantidade de processos relacionada a denúncia de negligência com idosos. Há políticos que já defendem a criação de uma subsecretaria voltada à população acima dos 60 anos.

***

Melhoras

Poder ESHOJE deseja melhoras ao ex-governador do Estado Max Mauro. Amigos e familiares têm feito campanha doação de sangue ao veterano político.

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Pré-candidato capixaba tem sido ligado a cópia de slogan de uma conhecida política brasileira…

Tá na rede

“É muito mais fácil empurrar goela abaixo do brasileiro que a causa das queimadas é a seca anual da região. Hipocrisia!”

Evair de Melo (Progressistas), deputado federal

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas no Poder ESHOJE

Notícias Relacionadas

[the_ad_group id="63695"]