Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

No 200º jogo de Vanderlei, Santos confia na regularidade do goleiro contra crise

O torcedor do Santos acha que ele nem deveria estar em campo. Mas quando o clássico contra o Corinthians se iniciar, nesta quarta-feira, na casa do rival, Vanderlei vai carregar parte da esperança de ajudar a equipe a encerrar um péssimo retrospecto: o time perdeu as últimas seis partidas que fez como visitante, desempenho que o deixa perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e coloca o técnico Jair Ventura sob pressão.

Vanderlei era a principal aposta do Santos para ter um representante na seleção que disputará a Copa do Mundo. Mas além de Alisson e Ederson, o técnico Tite optou por convocar Cássio para o torneio na Rússia. E será exatamente contra o time do terceiro goleiro do Brasil que o santista completará a marca de 200 jogos pelo clube.

A atual tarefa de Vanderlei, porém, não é menos nobre. Com uma partida a menos do que os principais concorrentes, o time já chegou a figurar na zona de rebaixamento do Brasileirão e começou a esboçar uma reação no último domingo, quando goleou o Vitória por 5 a 2. “Futebol tem oscilações. Não podemos ficar assim por muito tempo. Temos que reagir, como foi contra o Vitória em casa. E não pode parar por aí”, avisou Vanderlei, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

O triunfo trouxe alívio, mas ainda não foi suficiente para recuperar o Santos, que só venceu times que estão na zona da degola do Brasileirão – Ceará, Paraná e Vitória – e ainda não pontuou como visitante, com quatro derrotas, desempenho igual ao do Bahia. Por isso, há a esperança de que o clássico contra o Corinthians traga a vitória de peso para o time resgatar a confiança. Seria o “divisor de águas”, como se ouve no mundo do futebol.

“Como estamos embaixo, porque oscilamos, temos que procurar vencer, a começar pelo clássico, que é sempre difícil e equilibrado. Mas temos tudo para fazer um grande jogo e conquistar confiança. É um jogo que pode mudar os ares”, reconheceu Vanderlei.

Após encarar o Corinthians, o Santos ainda terá outros dois compromissos pelo Brasileirão antes da pausa para a Copa do Mundo – diante de Fluminense e Internacional, rivais que estão na parte de cima da tabela de classificação, entre os oito primeiros colocados. Ou seja, serão compromissos, teoricamente, complicados.

Pontuar nesses três jogos é fundamental para o time não voltar à zona de rebaixamento e ter um ambiente de tranquilidade na intertemporada, quando terá tempo de recuperar os jogadores lesionados – o time teve sete desfalques por problemas físicos contra o Vitória – e buscar reforços no mercado.

“Se quisermos coisas grandes temos que fazer o máximo de pontos agora no Campeonato Brasileiro, até porque na Copa do Brasil e na Libertadores estamos classificados e só seguirão depois da Copa. Então, isso dará tranquilidade maior para recuperar os jogadores que estão no DM e dar confiança ao elenco, além das possíveis chegadas de peças”, comentou Vanderlei.

A marca de 200 jogos e os 34 anos legam a Vanderlei o papel de líder do elenco, ao lado de nomes como David Braz e Renato. São eles que tentam passar tranquilidade a jovens como Yuri Alberto, Daniel Guedes e Rodrygo neste momento de instabilidade e cobranças sobre o grupo. “Nosso grupo é jovem e sempre foi assim. O Santos sempre teve jovens, com os jogadores experientes que passavam a tranquilidade para dar equilíbrio ao elenco”, comentou o goleiro.

Os 200 jogos pelo Santos e o status de ídolo perante a torcida confirmam a importância de Vanderlei para um clube de gosta de se gabar pelo seu DNA ofensivo. Campeão paranaense pelo Paranavaí em 2007, no início da sua carreira, o goleiro se destacou sempre pela sua regularidade, como nos oito anos em que defendeu o Coritiba, com pouco mais de 400 jogos disputados.

A chegada ao Santos em 2015 e as grandes atuações pelo clube representaram um passo além na sua carreira. Vanderlei já tem dois títulos estaduais e entrou recentemente para o Top 10 dos goleiros que mais atuaram pelo clube, que conta com nomes como Gylmar e Rodolfo Rodrigues. E ele quer mais. “É importante marcar história no clube, é algo que poucos atletas conseguem. Mas não quero parar por aqui. E sei que o nome fica gravado pelos títulos”, concluiu o goleiro, que tem contrato até 2020 com o Santos.

Confira a relação dos goleiros que mais atuaram pelo Santos:

Manga (1953 a 1959) – 401 jogos
Fábio Costa (2000 a 2003 e 2006 a 2010) – 345 jogos
Laércio (1957 a 1969) – 337 jogos
Gylmar (1962 a 1969) – 331 jogos
Marolla (1973 a 1983 e 1985) – 282 jogos
Rodolfo Rodriguez (1984 a 1988) – 255 jogos
Cejas (1970 a 1974) – 252 jogos
Sergio Guedes (1989 a 1993 e 1996) – 242 jogos
Cláudio Mauriz (1965 a 1973) – 232 jogos
Vanderlei (desde 2015) – 199 jogos
Edinho (1991 a 1998) – 195 jogos

Leandro Silveira
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas