Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Canadá anuncia pedido de disputa na OMC contra tarifas ‘punitivas’ dos EUA

A ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou nesta sexta-feira que o país registrou um pedido de consultas contra os Estados Unidos na Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação às tarifas impostas por Washington sobre a importação de aço e alumínio do vizinho ao norte e, “mais amplamente, em relação ao uso inapropriado pelos EUA de pretextos de segurança nacional para propósitos protecionistas”.

Ottawa já havia prometido ontem aplicar a partir de 1º de julho tarifas retaliatórias sobre 16,6 bilhões de dólares canadenses em produtos americanos.

“Como um aliado-chave dos Estados Unidos no NORAD (na sigla em inglês, o Comando Norte-Americano de Defesa do Espaço Aéreo) e na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e como o cliente número 1 de aço americano, o Canadá vê as restrições comerciais dos EUA impostas sobre aço e alumínio canadenses como absolutamente inaceitáveis”, ressalta a chanceler em comunicado.

Ela garantiu ainda que o Canadá vai colaborar “de perto” com a União Europeia, que a partir de hoje também se tornou alvo das cobranças adicionais americanas sobre produtos siderúrgicos, “bem como com outros países de igual mentalidade na oposição a essas tarifas”.

Para Freeland, as tarifas “unilaterais” foram impostas por Washington sob um “falso pretexto de salvaguardar a segurança nacional dos EUA” e são “inconsistentes” com as obrigações comerciais do país e com regras da OMC.

No comunicado, a ministra aponta ainda que o Canadá abrirá ainda hoje um procedimento sob o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) para “abordar a violação pelos Estados Unidos de regras” desse acordo.

“É inteiramente inapropriado ver qualquer comércio com o Canadá como uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos. O Canadá é um fornecedor seguro de aço e alumínio comercializados justamente para a defesa e a segurança dos EUA”, sublinha Freeland.

Nicholas Shores
Estadao Conteudo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas