Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Quatro em cada 10 homens brasileiros não fazem qualquer exame preventivo de câncer

homemmedicoO homem brasileiro ainda não colocou a sua saúde na pauta de prioridades do dia a dia. De acordo com dados da pesquisa proprietária da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), aproximadamente quatro em cada dez brasileiros (39%) afirmaram não realizar nenhum exame preventivo. Para piorar a situação, o estudo mostrou ainda que 10% dos homens não se preocupam sequer com possíveis produtos e/ou situações que possam favorecer o surgimento de um câncer.

O resultado dessa falta de interesse é que uma porção relevante do público masculino não muda hábitos simples, que poderiam diminuir muito os casos de câncer diagnosticados no país, e desconhece formas bastante comuns de tumores. “São exemplos claros disso a falta de informação em relação aos tipos mais incidentes da doença entre homens: próstata, pulmão e intestino. Segundo o levantamento da SBOC, cerca de 10% dos homens não conhecem os dois primeiros e 19% afirmaram não conhecer o último”, explica Dr. Volney Soares Lima, diretor da SBOC. Segundo o especialista, esse completo desconhecimento em relação aos tipos mais comuns de câncer preocupa, pois faz com que quase 40% dos homens não realizem quaisquer exames preventivos – nem os mais simples, como check-ups e exames de próstata – e, destes, 22% digam que não os acham importantes.

Além dos exames, outra forma de combate primário ao câncer é ignorada pelos brasileiros: a alimentação, por exemplo, é um tópico sensível para grande parte dos homens. De acordo com o levantamento, 38% dos brasileiros não identificam alimentos embutidos como fatores de risco para o desenvolvimento de tumores. O resultado disso é que 57% da população masculina ainda não evita o consumo de produtos industrializados e 27% não vê relação entre sobrepeso e câncer.

Para piorar, um a cada 10 não acha que exercícios físicos ao longo da vida são importantes para evitar a doença. “A obesidade é segunda maior causa de câncer, atrás apenas do cigarro, segundo a OMS. O desenvolvimento de câncer de cólon e reto está diretamente ligado a hábitos de vida, como alto consumo de carnes vermelhas e carnes processadas, pouca ingestão de frutas, legumes e verduras, obesidade e inatividade física”, explica Lima.

Outro vilão conhecido quando se trata de câncer é o álcool e, novamente, o comportamento dos brasileiros deixa a desejar. Segundo os dados da pesquisa, 32% deles não reconhecem que a ingestão de bebidas alcóolicas pode ser um fator relevante no desenvolvimento da doença e 44% ainda não procuram evitar o consumo de álcool. Pelo contrário: mais da metade dos homens (53%) ainda bebe – sendo que um a cada 4 bebe duas ou mais vezes por semana.

“É preciso que a população tenha em mente que adotar hábitos saudáveis e procurar diagnósticos no estágio inicial são fatores cruciais de prevenção e combate. Com o câncer de próstata, por exemplo, as chances de vencer a doença chegam a 90% quando o diagnóstico acontece na fase inicial. Por isso, é essencial conscientizar os brasileiros sobre a importância de fazer realizar exames preventivos e adotar hábitos saudáveis no dia a dia”, alerta o Dr. Volney Soares Lima.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas