Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

Projeto usa futebol para integrar moradores em situação de rua

Foto: PMVV
Foto: PMVV

Moradores de rua terão neste sábado (7) um dia diferente e mais alegre na Praça de Coqueiral de Itaparica, onde ocorrem as quartas de final do Primeiro Campeonato Capixaba de Futebol Callejero, a partir das 8h30min. A ação tem apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha.

O futebol callejero é um jogo diferente, no qual o vencedor não é definido pelos gols feitos na partida e sim pelo respeito às regras durante a disputa. Esse é um dos fundamentos do 3° Amistoso Capixaba de Futebol Callejero (Futebol de Rua, em português). Com a participação exclusiva de moradores em situação de rua, o evento contará também com ações sociais: registros de Cadastro Único, Plantão da Defensoria, corte de cabelo (masculino e feminino) e registro de documentos.
O Callejero é um mecanismo de formação social, de educação popular e de mediação de conflitos. É uma tecnologia social voltada à população em situação de rua da Grande Vitória, uma iniciativa inédita do Movimento Nacional de População em Situação de Rua do Espírito Santo (MNPR/ES) e do Centro Regional de Referência em Prevenção, Atenção e Reinserção – Álcool e Drogas (CRRESCES), vinculado ao Departamento de Psicologia Social e doDesenvolvimento, da Universidade Federal do Espírito Santo (DPSD/ UFES). O projeto tem o apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha.
Regras – No Futebol Callejero, uma partida normalmente se organiza em três tempos. No primeiro é formada a roda onde são estabelecidas as regras do jogo, divisão de equipes, sistema de pontuação, valores e acordos iniciais. No segundo, acontece o jogo em si.
Já no terceiro tempo, as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos. É nesse momento que todos têm a oportunidade de falar como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação e tolerância, e se todos agiram de forma a promover um “jogo limpo”. Todas as informações são anotadas em uma planilha, na qual são registrados os gols da partida e a nota atribuída pelos participantes aos valores praticados durante o jogo. É a partir dela que se decide o campeão da partida.
Outra característica do Futebol Callejero é que a partida não tem juiz, mas apenas um mediador. De acordo com a metodologia, todos participantes são responsáveis por cumprir o que estabeleceram, gerenciando possíveis conflitos e praticando valores como respeito, solidariedade, tolerância e cooperação.
Callejero Espírito Santo – O Callejero ES é a implantação de uma tecnologia social de mediação de conflitos em áreas de risco social – a metodologia do futebol Callejero – para a construção de oportunidade de esporte e lazer com a população em situação de rua de municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. As primeiras edições aconteceram nos municípios da Serra e de Vitória.
Histórico – Quando surgiu, nos anos 1990, no bairro Chaco Chico, na cidade de Moreno, na Grande Buenos Aires (Argentina), a proposta foi recuperar um espaço de protagonismo e diálogo entre jovens em uma sociedade na qual a violência atravessava todas as relações: familiares, no bairro, na escola, comunidade.
Logo a prática conseguiu incorporar a estas relações outras questões – a igualdade de gênero, a igualdade de condições e valores humanos – como elementos que se integram ao sentido de vitória, e a forte figura do mediador esportivo-social como facilitador das interações.
A metodologia do Futebol Callejero praticado em Moreno logo encontrou pares em práticas realizadas em outras partes do mundo, como o bairro de Lima, em Villa Salvador (Peru), a comunidade Carro Navia, em Santigado do Chile, a região do Chaco Paraguaio e em outros lugares onde se tomou o futebol como uma forma de criar cidadania.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas