Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Pontes de embarque passam por testes no Aeroporto de Vitória

 

Avião durante testes no Aeroporto de Vitória. Fotos e vídeos: Felipe Izar / Assessoria de imprensa da senadora Rose de Freitas
Avião durante testes no Aeroporto de Vitória. Foto: Felipe Izar / Assessoria de imprensa da senadora Rose de Freitas

Pela primeira vez um avião taxiou no pátio do novo aeroporto de Vitória. Trata-se de um teste da Infraero realizado na madrugada desta quarta-feira (14) para alinhar as seis pontes de embarque do terminal. A operação foi dirigida pelo superintendente do órgão, Afranio Souza Mar, e pelo gerente de engenharia, Giuliano Capucho dos Santos, com o apoio de diversos funcionários da Infraero.

“Estamos fazendo hoje o primeiro teste com uma aeronave nas seis pontes de embarque do novo aeroporto de Vitória. É uma aeronave Embraer 195 da Azul marcando o ponto exato de encaixe dessa aeronave na ponte, para que a porta do avião abra na altura correta”, explicou Capucho.

Detalhe interessante sobre as novas pontes é que o aeroporto funciona com um sistema de alinhamento semiautomático. Ou seja, um sistema eletrônico para que o piloto aproxime o avião da ponte na posição correta. Do pátio, um funcionário atua com um controle apenas para alertar se há a necessidade de o piloto diminuir ou aumentar a velocidade de chegada no desembarque dos passageiros.

Para o teste, o avião da Azul foi levado do atual aeroporto para o novo por volta da meia noite. Foi um procedimento padrão da Infraero (não houve pouso), sem passageiros, para a realizar a operação.

Licença de operação ambiental – O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) fez a primeira vistoria para emissão da licença de operação ambiental do novo aeroporto nesta terça-feira (13). A Infraero afirmou que “não houve qualquer apontamento de pendência ou irregularidade”. Segundo Giuliano Capucho, o próximo passo é “a entrega dos últimos documentos pela Infraero, a análise desses documentos pelo órgão licenciador e, enfim, a liberação da licença, que deve sair nas próximas semanas para a inauguração (do terminal) no próximo dia 29”.

Nova vistoria da Anac – A vistoria final da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no novo aeroporto de Vitória está prevista para ocorrer na próxima sexta-feria (16). A Infraero explicou que ainda falta confirmação da equipe da Anac, mas que os sistemas luminosos (o que resta a ser analisado) estão prontos para inspeção.

A primeira vistoria da Anac aconteceu entre 6 e 8 deste mês. Segundo a Infraero, “a infraestrutura executada – incluindo nova pista, pátio e taxiways – atendeu a todos os requisitos de segurança”.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas