Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,116

DML de Vitória terá espaço exclusivo para exames em mulheres assediadas

Foto: Bárbara Caldeiras
Foto: Bárbara Caldeiras

No dia escolhido para reflexão da situação feminina perante a sociedade, foi anunciada a criação de dois novos órgãos de apoio à mulher no estado. A “Casa Lilás” e o “Centro de Referencias de Direitos Humanos” são uma parceria das Secretarias de Direitos Humanos, Segurança e Defesa Social e da Saúde.

Por dia, cerca de 500 mulheres procuram os sistemas de saúde para relatar casos de agressão no Estado. Em alguns deles, como abusos sexuais ou agressões, é necessário que a mulher passe por uma perícia, comumente feita no Departamento Médico Legal (DML). Esse procedimento que já é constrangedor para a mulher pode se agravar mais ainda se o ambiente não auxiliar no conforto e apoio a elas.

Voltado ao apoiar psicologicamente às mulheres que sofrerem abuso sexual, está sendo criada a “Casa Lilás”. Um espaço anexo ao DML de Vitória que a partir do fim do primeiro semestre de 2018 irá oferecer um ambiente diferenciado, e mais humanizado, com o objetivo de acolher melhor e apoiar as mulheres que passam por esse momento difícil em suas vidas.

A delegada Gracimeri Gaviorno, subsecretária de Integração Institucional da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), afirma que o novo espaço haverá profissionais capacitados exclusivamente para esse setor. “Vai diminuir aquela sensação de desconforto da vítima de violência sexual e com certeza ela estará melhor atendida e poderá buscar o sistema policial”, relata.

Também voltado, inicialmente, para as mulheres será lançado a partir de segunda-feira (12) o “Centro de Referencias de Direitos Humanos”, voltado para o atendimento de pessoas que tiveram seus direitos humanos violados, no caso das mulheres, principalmente as que sofreram assedio, violência sexual, e até violência física. Posteriormente os atendimentos serão abertos também para o público LGBT, e para os idosos.

O espaço que também será destinado para denúncias, vai funcionar junto ao prédio do Programa de Valorização a Vida (ProVIV), na avenida Getúlio Vargas, nº 285 em Vitória, de 8 horas ás 18 horas.

Segundo o Secretário de Direitos Humanos do Estado, Júlio Pompeu, será um espaço de parceria com o trabalho realizado pelo ProViv. “Nós temos lá uma equipe multidisciplinar focada em serviços de assistência social e psicológicos capazes de receber essa mulher, referencia-la pra poder, a partir dela, encaminha-la pra uma rede de serviços públicos que existem de apoio às mulheres que são vítimas de violência”, relata o secretário.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas