Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Hemoes faz mutirão no sábado (16) para cadastrar doadores de medula

hemoes__assessoria_de_comunica____o_sesa-129291

As unidades do Hemoes celebrarão o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea promovendo um mutirão de cadastro de doadores. A data é comemorada anualmente no terceiro sábado de setembro e, neste ano, haverá passeio ciclístico nos municípios onde há unidades do Hemoes (Vitória, Linhares, Colatina e São Mateus), para atrair a população para a campanha. Em Cachoeiro de Itapemirim acontecerá a Feira da Saúde, que terá apoio e supervisão do Hemoes de Vitória.

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa, o procedimento do cadastro é um exame preliminar feito para coletar uma amostra de sangue, que é enviada ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), junto com os dados cadastrais do doador. Quando encontrado um doador compatível com um paciente, ele é convocado para fazer exames mais detalhados para confirmar a compatibilidade, e em seguida realizar a doação para o transplante.

Rachel explica que os doadores de medula óssea cadastrados precisam estar conscientes do compromisso que estão assumindo. “Quando um doador desiste, é frustrante para quem está esperando. Há dois tipos de doadores que mesmo cadastrados acabam não realizando a doação: os que desistem e os que não atualizam o cadastro no Redome quando mudam de endereço ou trocam o número de telefone. Quando há alguma dessas mudanças, é necessário atualizar os dados cadastrais para que seja possível o contato”, pontuou.

Atualizar o cadastro é algo rápido. Basta entrar no site do Redome (www1.inca.gov.br/doador) e preencher o formulário com os dados pessoais solicitados: nome completo, nome da mãe, data de nascimento, grupo sanguíneo, CPF, raça e nacionalidade, endereço com CEP e telefones e e-mails para contato.

A diretora técnica do Hemoes explicou que a doação de medula óssea pode ser aparentada ou não aparentada. No primeiro caso, o doador é uma pessoa da própria família, em geral um irmão ou um dos pais. Nesse caso há em torno de 25% de chances de encontrar um doador compatível. Já na doação não aparentada, as chances do paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.

A pessoa interessada em se tornar um doador de medula óssea pode ir a qualquer unidade do Hemoes e se cadastrar. Para isso, é preciso ter entre 18 e 54 anos, e apresentar documento oficial com foto e um comprovante de residência. Não podem doar pessoas que tenham hepatite B ou C, HIV, sífilis, doença de Chagas, leucemia ou qualquer tipo de câncer de sangue.

O que é medula óssea?

Segundo o site oficial do REDOME, a medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que fica no interior do osso, popularmente conhecido como “tutano”. Ela tem importante função no desenvolvimento das células sanguíneas, isso porque é nela que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos) e as plaquetas.

Os leucócitos defendem o organismo humano contra infecções. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para todas as células do organismo e devolvem o gás carbônico para os pulmões para ser expirado. E as plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Programação

– Vitória: haverá um passeio ciclístico a partir das 7 horas, saindo do quiosque K1, em Camburi, com previsão de chegada ao Hemoes às 8 horas. Os ciclistas estarão com camisas da campanha e cartazes para conscientizar a população para fazer o cadastro de medula óssea. Também haverá palestras e atividades recreativas. O Hemoes fica na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 18h.

– São Mateus: o passeio ciclístico sairá da Praça São Benedito, no Centro, às 9 horas, e segue para o hemocentro, onde os participantes serão recebidos com um café da manhã. Em seguida, terá início o cadastramento dos doadores. Os 100 primeiros inscritos no passeio ganharão camisa do mutirão. O Hemoes de São Mateus fica na Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

– Colatina: haverá passeio ciclístico a partir das 8 horas, saindo do Batalhão da Polícia Militar, seguindo pelo Centro até o hemocentro. O evento terá o apoio da ONG Pró-Medula, que dará suporte nas coletas. O Hemoes de Colatina fica na Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

– Linhares: desde o dia 11 de setembro acontece o trote solidário na Faculdade Pitágoras. Uma tenda está montada na instituição para fazer os cadastros em três horários: das 7h às 12h, das 13h às 16h e das 19h às 22h. No sábado haverá o Pedal Solidário, a partir das 8h30, na Praça 22 de Agosto, com chegada no hemocentro. Haverá sorteio de brindes e café. O Hemoes de Linhares fica na Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, mas neste sábado o funcionamento será até as 16 horas, somente para cadastro de doadores de medula óssea.

– Cachoeiro de Itapemirim: A partir de sexta acontece a Feira da Saúde. O cadastro para doação de medula óssea será no sábado, a partir das 9 horas. Serão realizadas 500 coletas de amostras de sangue para cadastro desses doadores. Também serão realizados 200 testes rápidos para detectar hepatite B, 200 testes para hepatite C e 200 testes para sífilis. A Feira da Saúde será no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa (Rodovia Cachoeiro-Muqui, km 01, bairro Aeroporto)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas