Em tempos de isolamento social devido à Covid-19, moradores da Grande Vitória precisam encontrar alternativas às praias lotadas para garantir uma melhor segurança e distanciamento social na hora de se refrescar.
Com a crise gerada pela pandemia, para muitos, nesta temporada de verão não será possível viajar para longe de casa. Portanto, o ESHOJE selecionou as melhores opções de verdadeiros paraísos escondidos dentro da região metropolitana.
Vitória
Começando por perto, na capital Vitória, uma praia secreta descoberta por João Olavo, autor do blog Destinões, no final de Camburi. Isso mesmo, uma praia isolada secreta na Praia de Camburi. A orla, que faz parte da rotina de parte dos moradores da GV, esconde uma pequena praia isolada, próxima ás instalações da Vale.
Para chegar até o final da Praia de Camburi, basta seguir a faixa de areia à esquerda, em direção à areia da praia, cruzando a Pista de Bicicross Danilo Simões. Após 1,5 km de caminhada, o destino se dá em uma pequena península com uma bela prainha de águas claras.
Ainda em Vitória, estão as praias da Ilha do Frade. Como estamos falando sobre praias isoladas, o convite é para explorar. Na ilha, é possível encontrar pequenos paraísos como a Praia da Barreira, Prainha do Meio e a Praia das Castanheiras.
O acesso à Prainha do Meio fica entre a Av. Desembargador Alfredo Cabral e a Rua Prof. Cristiano F. Fraga, e se dá através de uma trilha com descida de cerca de 130 metros. É importante ter cuidado na descida pois há risco de queda. Mas, com cuidado, a chegada valerá à pena.
Á direita, se encontra a Praia da Barreira. De acordo com o trajeto descrito pelo blog Destinões, ao voltar para a avenida que cruza a Ilha do Frade, é preciso andar mais uns 500 m. Desta forma, chegará em um terreno aberto à esquerda, revelando uma bela vista da Ilha dos Índios, da Praia de Camburi e do Monte Mestre Álvaro.

Também é possível acessar a Praia da Barreira no final da Rua Dr. Homero de Souza Costa, descendo por uma escada à direita.
Considerada por João Olavo a praia mais bonita do Espírito Santo, a praia das Castanheiras fica localizada no final da ilha, na Rua Placidino Passos. Para acessá-la siga para a direta, desça até o final, até uma escadaria à direita. Ao final dela, a vista será a seguinte:

Reprodução: Blog Destinões 
Reprodução : Blog Destinões
Vila Velha
O município de Vila Velha também esconde alguns paraísos que fogem das multidões. Além de isoladas, as Ilhas Pituã e Itatiaia, são verdadeiros paraísos de águas claras com corais que podem ser observados em pequenos mergulhos.
As ilhas se encontram em frente à Praia de Itapoã, próximas ao começo da Praia de Itaparica, a uns 500 m uma da outra. A opção mais segura para chegar até elas é de barco.
De acordo com informações da Prefeitura de Vila Velha, é possível encontrar barqueiros na Colônia de Pescadores da Praia de Itapuã, que fazem o percurso. No barco, é dado um colete salva-vidas para cada passageiro e podem ir até quatro pessoas por vez. Para garantir maior segurança, confira se existe uma licença da marinha para a atividade.
Para visitar às ilhas, é preciso seguir algumas regras. São elas:
- Não fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente.
- Não cortar nem danificar por outras formas a vegetação.
- Não acampar.
- Não deixar lixo ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente.
- Não introduzir plantas e animais exóticos.
- Não levar animais domésticos.
- Não perturbar a fauna residente ou migratória.
Os cuidados são essenciais para garantir que a paisagem do local seja mantida.
Ainda em Vila Velha, no bairro de Barra do Jucu, está a bela Praia da Concha. São 20 minutos de carro de distância do centro da cidade, a quase 12 km de distância. Com águas mais calmas e sem ondas, o local é propício para mergulho.
Com uma elevação rochosa na praia, coberta com restinga, a praia conta com uma estreita escada para facilitar o acesso e não prejudicar a beleza natural do local. Onde se tem uma vista panorâmica de todo o litoral do município.
Guarapari
Apesar de ser um dos destinos mais procurados pelos turistas no verão, Guarapari esconde também belas praias que fogem do movimento agitado da alta temporada. Para garantir um isolamento com beleza e tranquilidade, a indicação são as Três Praias.
Com uma beleza de brilhar os olhos, Três Praias, é um dos paraísos de Guarapari que pouca gente conhece, que na verdade são cinco. Pois elas ficam entre as Praia dos Adventistas e Praia do Morcego.
O acesso à elas se dá por dois acessos. Um deles é pela Praia dos Adventistas, como a grande maioria faz. A outra é pelo bairro Perocão. O mais importante é ter opções para escolher a praia menos movimentada, para poder curtir em segurança. Lembre-se que nesses locais não há quiosques, portanto devem levar alimentos e bebidas, sem deixar lixo para trás.
Serra
No município da Serra, é possível encontrar águas claras, de temperatura amena, com piscinas naturais onde é possível observar os corais. Tudo isso, em um cantinho isolado da Praia de Carapebus.
A Praia de Carapebus é a primeira praia do município da Serra, no sentido de quem vem de Vitória. Próximo dali se encontra também a Praia Mole, que fica em área de preservação ambiental. Para acessá-las é possível percorrer por trilhas e admirar a bela paisagem.
Garanta sua segurança com o isolamento social, e mantenha a preservação das praias. Seguem algumas orientações:
- Não jogue lixo.
- Não pisoteie a restinga.
- Não faça pichações.
- Não faça coletas de plantas, rochas ou conchas.
- Evite o uso de fogo.










































