Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Militares capixabas criam projeto próprio para regulamentar horário de trabalho

Cabos e soldados da Polícia Militar e Bombeiros do Espírito Santo estão construindo um projeto de regulamentação próprio para melhorar a carga horária de trabalho. De autoria da chapa que venceu a última eleição Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (ACS-ES), o objetivo é criar uma melhor e específica regulamentação específica para os militares que trabalham na rua.

O Estado ainda vive os reflexos do movimento realizado pelas mulheres dos policiais militares em fevereiro. O Governo fala em reestruturação da PM e realiza ações para mudar rotina. Mas, de acordo com o soldado e diretor executivo da Associação, Rodrigo Bonadinan, o projeto é de 2015 e estudado há mais de um ano.

“A Polícia Militar capixaba trabalha sem regulamentação especifica e sem abrangência da Constituição das Leis Trabalhistas (CLT). É uma organização própria e nós ficamos à disposição dessa questão. Não há, pela própria instituição, uma carga horária regulamentada para o operacional, apenas para o administrativo”.


Ele explicou que há inúmeras escalas: força tática (peculiar de cada unidade), onde se adota uma escala para complementar outra; ronda ordinária de 12×24 e 12×72 (trabalham 12 horas para ganhar três folgas); e escalas especiais de 24h divididas por quatro escalas de seis horas ao longo de um mês.

Há outras pautas, como a reestruturação do Hospital da Policia Militar (HPM). Segundo Bonadinan, ele deixou de atender apenas PMS e bombeiros para atender toda a população. Também não há concurso para novas contratações, o corpo médico está defasado, e por consequência, não há como suprir a grande demandas de atendimentos.

“Também temos a lei de promoções e o código de ética disciplinar. Ele é de 2000, considerado por muitos juristas uma aberração. Militar é punido se andar com uma pessoa que responde por processo ou crime. Posso ser punido até mesmo por estar discutindo sobre isso”, afirmou.

Quanto à questão salarial, o diretor explicou que a ACS que contratar o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), para levar as possibilidades de questões financeiras. “Temos alguns pontos que precisam ser discutidos, para ser aprovado pelos demais diretores executivos da associação e então ser apresentado a categoria em geral. Uma reunião para apresentar o projeto está marcada para o dia 27, com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público e associações de classe (Cabos e Soldados, Oficiais Militares do Espírito Santo, Subtenentes e Sargentos)”, finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas