Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Vai pegar estrada? Verifique as condições do veículo antes de sair de casa

der-219456Pequenos cuidados antes de viajar podem evitar transtornos ao longo do trajeto. Para garantir a chegada ao destino com segurança e aproveitar as festas de Carnaval, é fundamental ficar atento à revisão do veículo e adotar posturas responsáveis no trânsito, para o bem comum.
É importante verificar itens como palhetas do para-brisa, luzes das lanternas, pneus, desembaçadores traseiro e dianteiro e a bateria do veículo. Para os motociclistas, é importante checar a viseira. Independentemente do percurso e do tempo de viagem, é preciso usar sempre o cinto de segurança.
Se a viagem for de longa duração, é bom que se divida com alguém o tempo de condução do veículo. Também é muito importante se hidratar e, caso o cansaço bater, parar em algum local seguro.
Reforço na Fiscalização
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) também reforçará a fiscalização em veículos que realizam transporte intermunicipal de passageiros, principalmente nas vias litorâneas. Para realizar esse tipo de atividade, de acordo com a finalidade específica da mesma, um tipo de autorização é exigida. No caso do transporte de turistas, as mais comuns são as do tipo “locadora”, “fretamento e/ou turismo” e “regulares”.
No site do DER-ES, na seção Transporte Coletivo > Formulários Diversos, é possível consultar as classificações e os documentos necessários para os transportes. Nas abordagens, os fiscais verificam se há, por exemplo, um excesso de passageiros nos coletivos e também as condições de segurança e higiene dos veículos. Se um condutor for flagrado realizando transporte coletivo intermunicipal sem autorização, recebe multa de R$ 2.200.
Linhas de ônibus Intermunicipais
Para quem utilizará o transporte intermunicipal, os horários de linhas de ônibus e as empresas que as operam estão disponíveis no site do DER-ES (www.der.es.gov.br), na seção Transporte Coletivo > Quadro de Horários.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas