Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
5,116

Juros fecham em baixa em dia de negócios reduzidos

As taxas de juros negociadas no mercado futuro terminaram a segunda-feira, 14, em baixa ao longo de toda a curva, alinhadas não apenas à queda do dólar, que se consolidou à tarde, mas também a um ambiente de maior tranquilidade nos cenários interno e externo. Em meio ao noticiário escasso, o compasso de espera dos investidores por definições importantes manteve a liquidez reduzida nos negócios.

Ao final da sessão estendida na B3, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2020 ficou com taxa de 6,59%, ante 6,63% do ajuste de sexta-feira. O vencimento de janeiro de 2021 projetou 7,37%, de 7,44% do ajuste anterior. Os vencimentos mais longos, que chegaram a registrar leve alta pela manhã com o avanço do dólar, chegaram ao final do dia também em queda. O DI para janeiro de 2023 ficou em 8,41%, ante 8,48%. O vencimento de janeiro de 2025 teve taxa de 8,91%, de 8,95%.

“O ambiente se mostrou tranquilo, com alívio pelo lado das commodities e Treasuries, além do cenário positivo para inflação e atividade. A expectativa pela reforma da Previdência segue positiva, mas há no mercado uma discussão sobre a possibilidade de as reformas já estarem em boa parte precificadas na ponta longa da curva”, afirma Vitor Carvalho, sócio da Laic-HFM Gestão de Recursos.

No que diz respeito à reforma da Previdência, a expectativa da semana é pela entrega da proposta ao presidente Jair Bolsonaro. Pela manhã havia expectativa de um encontro da equipe do governo para tratar do assunto, conforme havia mencionado o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, mas não houve confirmação da ocorrência dessa reunião à tarde.

“Boa parcela de investidores segue em compasso de espera, o que pode reduzir os negócios. Por outro lado, não há motivo para apostas em contrário, uma vez que o mercado vê chances reais de avanços, principalmente no caso da reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, uma vez que ele é um defensor da agenda reformista”, afirmou Carvalho, ressalvando que ainda há dúvidas quanto à presidência do Senado.

Pela manhã, o Boletim Focus mostrou que, em um ambiente de inflação baixa e atividade ainda fraca, os economistas do mercado financeiro esperam pela manutenção da Selic nos atuais 6,5% até outubro, quando o Banco Central daria início a um novo ciclo de alta de juros. Conforme o Sistema de Expectativas de Mercado do relatório Focus, a projeção é de que a Selic suba de 6,50% para 6,75% em outubro. Depois, em dezembro de 2019, a taxa passaria para 7,00% ao ano. A Selic seguiria subindo até abril de 2020, quando atingiria 8,00% ao ano, encerrando o ciclo de alta.

Paula Dias
Estadao Conteudo
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas