Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,116

Excesso de limpeza bucal pode causar problemas nos dentes

Excesso nunca é bom. Seja na alimentação, nos exercícios físicos ou até na limpeza bucal: deve-se tomar cuidado com o exagero, afinal, quantidade não é qualidade. O excesso de flúor, por exemplo, pode ocasionar a chamada fluorose. Para as crianças, todo o cuidado é pouco.

A fluorose nada mais é do que manchas brancas desencadeadas pelo excesso de flúor no esmalte dos dentes. Crianças que consomem cremes dentais em grandes quantidades e não específicos para sua faixa etária podem desenvolver a fluorose. Em casos mais avançados ela pode até provocar manchas de cor marrom nos dentes.

De acordo com a dentista Catarina Riva, é importante acompanhar a criança durante a escovação, oferecendo o produto correto para que não prejudique sua dentição. “Principalmente nos primeiros cinco anos da criança, já que nesse período está ocorrendo o processo de formação dos dentes”, destaca a especialista.

A fluorose acarreta a desmineralização do esmalte, provocando manchas brancas, acastanhadas ou até amarronzadas, que permanecem nos dentes se não forem tratadas logo no início. “A melhor forma de prevenção é controlando a escovação das crianças e fazendo escolhas certas. Cremes dentais infantis têm a quantidade apropriada de flúor, por isso é tão importante usá-los. Outra ação fundamental é levar a criança pelo menos uma vez por ano ao dentista”, aconselha Catarina.


Pedro Cunha
[email protected]

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas