Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em baixa
5,016

2º trimestre da economia capixaba é marcado por recuo de 20,4% na Indústria

A economia do Espírito Santo no 2º trimestre de 2020 foi impactada, principalmente, pela retração da Industria (-20,4%), quando comparada aos três primeiros meses do ano. A média geral foi de -12,2%.

Leia também: ES APRESENTA SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO INDUSTRIAL EM JULHO, MAS ACUMULA QUEDA NO ANO, APONTA IBGE

É o que mostra o Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo (IAE-Findes), divulgado nesta terça-feira (15) pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Esse resultado, segundo a Findes, foi puxado, principalmente, pelas atividades de pelotização na indústria extrativa (29,9%), com destaque para o petróleo e gás (-22,2%).

A metalurgia (-36,3%) influenciou diretamente na queda de 22,4% da indústria da transformação. Em seguida aparece a alimentação (-22,8%), setor que, em agosto, chegou a ter aumentos maiores no Espírito Santo que a média nacional.

“A pandemia afetou algumas colheitas quanto a oferta, que reduz. Isso já vem la de trás. A pandemia só agravou e fez que com que o preço respondesse dessa forma. É isso que o que ocorreu na inflação de alimentos”, explicou o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), Marcelo Saintive.

A construção também apresentou queda de 24,7% (perdeu 30% da mão de obra). Mesmo com esses resultados, o resultado ruim da Indústria nesse 2º trimestre foi menor que no mesmo período de 2019, quando o recuo foi de -23,9%.

“Já vinhamos amargando taxas negativas, com expectativa de melhora, devido a retomada gradual das atividades. O Espírito Santo tem o forte no comércio exterior. Já tivemos aumento importante nos commodities industriais. Notamos melhorias em metais (pesquisa recente do IBGE mostrou uma melhora de 23% de junho para julho). Começamos mais aquecidos”, afirmou a presidente da Findes, Cris Samorini.

Por outro lado, segundo ela, houve grande movimento em setores específicos, entre eles o Moveleiro, com crescimento de mais de 100%. “Temos um levantamento de anúncios de grandes industrias fazendo investimentos até março de 2021. Entre elas a Biancogres e a Cacique, de Café, com conclusão nos próximos meses, R$ 240 milhões de investimento”, disse.

A Findes também atribuiu os resultados negativos no 2º trimestre de 2020 a subida da curva de novos casos da Covid-19, que, consequentemente, intensificaram nas medidas necessárias de restrição à circulação para combate à pandemia.

Outros setores

O setor de serviços, que responde por 61% da economia capixaba, recuou 10%, com destaque para o comércio (-16,3%). As atividades profissionais, científicas, técnicas, administrativas e serviços complementares; informação, comunicação, educação. saúde privada e atividades de alojamento, além de alimentação, são apontados pela Findes como os principais no impacto negativo. E as atividades imobiliárias e financeiras como no impacto positivo.

Já a agropecuária foi o 3º setor com maior queda, 4,8%, com destaque para a agricultura (mesmo percentual de queda).

Retomada

Para Saintive, a retomada dos commodities é o que vai “repuxar” a economia do estado. “Toda vez que ele cresce, é mais o que o Brasil. Essa é a característica da economia capixaba ao longo dos anos. A questão é entender, num cenário mais macro, o que vai acontecer com o Brasil em 2021”.

Samorini afirma que o estado precisa investir em infraestrutura. E que essa é a agenda principal nessa gestão. “Precisamos de alinhamento a nível federal. Estamos construindo com o governo do estado um plano de retomada. Temos pedido apoio a bancada federal A estadual tem atuado na implantação do novo marco do gás regulatório. Também estamos tendo apoio muito importante na Assembleia Legislativa (Ales), finalizou.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas