Dólar Em baixa
4,881
2 de dezembro de 2023
sábado, 2 de dezembro de 2023

Reserva muscular, poupar ajuda na recuperação do corpo em caso de lesões

Você já ouviu falar em reserva muscular? Possivelmente, pode ter sido essa reserva que fez o ator Kaike Brito, ter uma recuperação tão satisfatória, do ponto de vista médico. Quem não o conhece, acha que ele apenas emagreceu, mas na verdade, o que aconteceu foi que os músculos dele, foram usados durante o processo em que ele ficou internado.

Os músculos são tecidos com a função de permitir a contração e produção de movimentos, sem eles não conseguimos andar. E para termos músculos, precisamos nos exercitar de alguma forma, para ganhar massa muscular que é muito mais do que uma foto na academia, dizendo, de hoje está pago!

Mas construir músculos não é algo rápido, como explica o Personal Trainer, Arthur Oliveira Binda. “O ganho de massa ou ganho de massa magra, significa desenvolver a sua musculatura através do exercício físico de força resistido. Para construir músculos você precisa puxar peso, seja na musculação ou no crossfit, através de treinamentos por um período de tempo, dessa forma,  você consegue fortalecer e ganhar também volume na musculatura, desenvolvendo seus músculos e com isso vem todos os benefícios da prática, seja no âmbito da saúde ou da estética”.

Os homens foram primeiro para a academia, e com certeza, você deve ter um tio, ou vizinho que fez alteres de concreto para treinar em casa. As mulheres, por sua vez, aprenderam que treinar é mais que ter um corpo torneado, a academia funciona como uma terapia.

Muitas pessoas começam na academia por obrigação, mas se soubesse a importância dos músculos, teria começado antes. “Uma musculatura desenvolvida auxilia não só na prevenção de lesões, ou seja, um indivíduo sedentário tem muito mais facilidade de lesionar alguma região do que alguém que tenha uma musculatura forte, porque nossos músculos servem como uma proteção, ao impacto, aos ligamentos e aos ossos. Outro fator importante é que o tempo de resposta do corpo de quem é ativo é muito maior, você se recupera mais rápido, suas células trabalham com mais facilidade para o funcionamento do seu corpo e a sua imunidade é maior, fazendo o corpo trabalhar em conjunto pra voltar ao funcionamento normal”.

Fontes de energia

Duas fontes de energia muito comuns nos pratos de quem treina é o frango e a batata doce. Mas, de acordo com o personal, nosso corpo quer mais. “Nosso organismo precisa de três fontes de energias: carboidratos, proteína e gordura. Eles trabalham para manter o nosso corpo com energia. Quando acontece algo que evolua para internação,  você não recebe a quantidade de comida ideal para manter as fontes fortes o suficiente. Quando você é praticante de esporte, você se alimenta melhor, seu corpo tem essas reservas mais abastecidas, e o corpo utiliza dessas fontes para manter seu corpo funcionando em perfeito estado”.

Reserva muscular, poupar ajuda na recuperação do corpo em caso de lesões

Como uma máquina perfeita que é, o corpo busca as fontes de energia, de acordo com o que precisa. “Primeiro são usados o carboidrato; proteínas e aminoácidos vem depois e, por fim, o corpo utiliza a gordura corporal, nesse estágio quem está internado começa emagrecer bastante, pois a gordura não tem tanta força quanto as outras, ela é uma fonte de energia “ruim””.

Mas treinar para muitos é como acordar e escovar os dentes, rotina total. Para outros é chato, mas na vida adulta, fazemos o que é preciso, não só o que gosta. E musculação é o exercício mais recomendado. “A musculação é a principal fonte para construir musculatura, porque ela trabalha separadamente os grupos musculares.  Desenvolver cada parte do seu corpo através de exercício e movimento, trabalhando com carga progressiva! Dessa forma você consegue prevenir lesões, melhorar o humor, autoestima, aumento da imunidade, melhora no sono.  Ela também é uma modalidade segura, quase não tem lesão, diferente de outras práticas, que podem lesionar com facilidade”.

“O crossfit, moda entre os jovens, ajuda a construir massa magra, porque trabalha com carga. O pilates promove mais flexibilidade, enrijecimento, previne lesões; artes marciais e hidroginástica são exercícios mais aeróbicos, ótimo para o coração. Hidroginástica é um excelente exercício para quem não pode ter impacto devido algum problema ósseo, por isso a terceira idade sempre é recomendada praticar”.

Se até agora você não entendeu que deve treinar, nem que seja na força do ódio, o médico ortopedista Tanguy Gomes Friço, vai te ajudar. Ele afirma a importância dos músculos para a recuperação corporal.

“Todas as vezes que um paciente vai para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o paciente que tem uma poupança muscular, que se exercita, a recuperação desse paciente é muito melhor, por quê? Durante o período da UTI o nosso corpo precisa de energia para suprir o sistema imunológico, sistema de reparo. A nossa principal fonte de energia que vem do componente muscular. Quem tem mais musculo, se recupera de forma muito mais efetiva. Durante o covid vimos isso, o paciente que tinha uma memória muscular, ou massa maior, a recuperação era melhor”.

Fator tempo

O ortopedista acrescenta que a idade e o cuidado com o corpo são pontos positivos na recuperação. “O ator tem 35 anos e isso significa que ele ainda tem sua parte hormonal, ou seja, a produção de HG, testosterona, de um adulto jovem e isso favorece a recuperação. Quando olhamos para ele, percebemos que ele emagreceu, perdeu gordura, porque tudo foi investido na sua recuperação física”.

Em casos de pessoas 50+, por exemplo, a recuperação não é igual, porque os hormônios de um jovem, é diferente. “Ainda assim, no caso de uma pessoa mais velha, o corpo reage melhor do que um sedentário, a reserva muscular ajuda também, mas as taxas de hormônio do paciente mais jovem contribuem e muito na recuperação, principalmente na UTI”.

Pacientes que ficam muitos dias entubados, em coma induzido ou não, ou como os pacientes com a saúde agravada pelo covid, que precisavam ser mudados de posição, essas pessoas, passam por fisioterapia, para voltar a se alimentar sozinhos, reaprender a andar e essa situação é rotineira dentro de um hospital. “Pessoas que passaram por acidentes graves, como o ator, a fisioterapia sempre é fundamental, para a recuperação muscular e respiratória”.

Treinar vale a pena

Praticar atividade física para alguns é um martírio, e frequentar academia é sinônimo de sofrimento, mas quando entendemos a importância dos músculos para a nossa saúde, podemos olhar para aqueles equipamentos com mais empatia. Dr. Thanguy ressalta que atividade física é prevenção. “A atividade física é um dos fatores mais importantes na prevenção e recuperação de doenças e traumatismos, bem como na longevidade e qualidade de vida das pessoas. Temos que entender a importância do exercício como um imposto, IPTU, IPVA, que pagamos para ter benefícios. Quem não quiser manter esses impostos em dia, uma hora a multa (que serão pagas com uma dor ou uma doença) chega. É melhor manter nossos exercícios em dia! ”

Talís Siqueira, conhece bem o processo de recuperação do corpo após incidentes. Ela é fisioterapeuta e todo processo para o retorno dos movimentos, passa por suas mãos.

“A recuperação de um indivíduo sem um bom nível de massa muscular demora muito mais. A saúde muscular depende do que essa pessoa faz e fez durante a vida para a manutenção do seu corpo, isso é como uma máquina, é necessário manutenção (exercícios físicos) para que haja reserva e melhor qualidade de vida, porque a fisiologia humana depende disso, de uma boa nutrição e cuidado físico”.

A fisioterapeuta já atendeu pacientes com lesão mais grave. “Ter um corpo com mais massa muscular e resistência ajuda sim. Para qualquer tipo de lesão, a condição que o corpo se encontra, contribui positivamente na sua recuperação. Isso acontece porque o nosso corpo é como uma farmácia, que se automedica. Na prática de atividade física, o organismo libera determinados tipos de hormônios, de forma natural, de forma bruta e tudo isso é usado no dia a dia, e guardado na reserva muscular, quando precisamos, o corpo sabe onde encontrar”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Conexões