A viagem ao passado realizada por todos que visitam o Solar Monjardim acaba de ficar mais dinâmica e interessante. O Museu esteve por dois meses e meio fechado, enquanto aguardava a conclusão da licitação para contratar os novos profissionais que atenderão o público.
Ao invés de recepcionistas, como no contrato anterior, agora o museu conta com monitores e recreadores, que podem acompanhar e interagir mais de perto com os visitantes, conduzindo-os num passeio delicioso pelos séculos passados. São profissionais de nível superior que estão em fase final de treinamento.
O diretor do museu, Evaldo Portela, explicou a importância dessa mudança que afeta muito positivamente o público externo.
“Com a presença de monitores capacitados a visitação ao museu ganha uma outra dimensão e novas possibilidades se abrem. De fato agora voltamos a ter visitas mediadas, com profissionais que poderão conduzir, esclarecer e entreter cada tipo de público visitante com linguagem e conteúdo apropriados ao seu nível de compreensão e interesse. A experiência de quem visita o Solar tende a ser muito mais agradável e completa”.
O Solar Monjardim reabre efetivamente suas portas ao público a partir desta sexta-feira, dia 17/11. A visitação continua gratuita e os horários também são os de sempre: terça a sexta das 09h00 às 16h30 e sábados, domingos e feriados das 13h00 às 17h00. O agendamento só é necessário para grupos com mais de 10 pessoas e nesses casos pode ser feito diretamente com os monitores, através do telefone/WhatsApp (27) 98169-0030.
MAIS NOVIDADES
Além da reabertura do museu com o retorno das visitas guiadas, o Solar Monjardim prepara outras novidades para os próximos meses. Ainda em dezembro o novo website do museu deve ficar pronto, trazendo não apenas informação detalhada e confiável sobre este importante patrimônio histórico, como também imagens, artigos e agenda com o que acontece no seu amplo e convidativo espaço.
Diversos itens já digitalizados do acervo arquivístico do museu (documentos textuais antigos), bem como parte de sua importante coleção de arte sacra, serão também disponibilizadas para consulta online. Por fim, novas exposições temporárias no casarão que sedia o museu também estão sendo planejadas.