Dólar Em baixa
4,881
2 de dezembro de 2023
sábado, 2 de dezembro de 2023

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
4,881

Himaba terá encontro da Família Canguru sobre prematuridade

Há mais de 10 anos, o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, promove o Encontro da Família Canguru, evento realizado no mês de novembro para falar sobre prematuridade, integrar familiares de recém-nascidos que estiveram internados no hospital e sensibilizar profissionais sobre os cuidados essenciais com bebês que nascem entre 22 e 37 semanas.

Neste ano, a comemoração acontece no dia 17 de novembro (oficialmente o Dia Mundial da Prematuridade), às 15h, na área anexa da maternidade da unidade, administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa). A programação contará com um lanche para famílias e apresentação do coral de funcionários do Hospital com músicas alusivas a prematuridade.

No ano de 2012, via Ministério da Saúde, a unidade recebeu o reconhecimento de referência estadual em método canguru, importante técnica utilizada para favorecer o desenvolvimento de bebês prematuros.

O Método é uma norma de atenção humanizada voltada ao recém-nascido prematuro com menos de 37 semanas e baixo peso (menos de 2,5Kg) que busca deixar a criança em contato direto (pele a pele) com a mãe, na posição canguru, para estimular o aleitamento materno e o vínculo afetivo, além de evitar infecções, diminuindo o tempo de internação.

Segundo Angelica Carvalho, coordenadora e tutora do Centro Estadual de Referência do Método Canguru no Himaba, o encontro é uma forma de estimular a rede de apoio entre familiares que já passaram pelo período de internação com seus filhos prematuros e os que estão passando atualmente.

“Neste ano já atendemos 128 prematuros e em média a cada ano atendemos cerca de 180 bebês. Temos o compromisso de compartilhar informações importantes e que auxiliem no desenvolvimento desses recém-nascidos. A todo momento reiteramos a importância dos pais nesse processo, que depende muito do contato pele a pele, da demonstração de afeto e da prática do aleitamento materno. Quando integramos essas famílias, possibilitamos a identificação entre eles. É quando se dão conta de que não estão sozinhos, mas que possuem muitas pessoas dispostas a ajudar”, explica.

Método Canguru

A técnica acontece em três etapas. A primeira começa desde o pré-natal, quando identifica o possível nascimento de um bebê prematuro e continua com o acompanhamento do bebê pela mãe e pelo pai, dentro da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin), quando a criança já entra da forma mais precoce possível na posição canguru, que a criança fica na vertical, é realizada pelo maior tempo possível, evitando refluxo, menos risco de sufocamento e de parada da respiração durante o sono. Para isto, são utilizadas faixas facilitadoras para esta postura

A segunda etapa ocorre em uma Unidade de Cuidados Intermediários, que faz parte da Utin. Nesta etapa, o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru e aprendendo todos os cuidados necessários para levar seu bebê para casa em segurança. Esse período funciona como um estágio de pré-alta hospitalar.

Após a alta médica, a terceira etapa caracteriza-se pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório até atingir o peso de 2,5 kg e 40 semanas de idade gestacional corrigida. O trabalho é feito com o suporte de equipe multiprofissional treinada e consciente de sua importância.

Serviço

Festa da Família Canguru
Dia: 17/11
Horário: 15h
Local: Área Verde do Himaba – Av. Min. Salgado Filho, 918 – Soteco, Vila Velha – ES, 29106-150

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas