Dólar Em baixa
4,929
5 de dezembro de 2023
terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Eleições exclusivas de 2024 movimentam tabuleiro político do ES

O ano que se aproxima não será somente marcado pelos pleitos para Prefeituras e Câmaras. Eleições de caráter exclusivo, que reúnem elites de categorias, movimentam o tabuleiro político capixaba e despertam atenção para consequências e despertar – ou hibernar – de forças de poder.

Como ressaltado por Bastidores, na edição digital desta sexta-feira (17) de ESHOJE, haverá escolhas para a seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, para conselheiro do Tribunal de Contas e para desembargador do Tribunal de Justiça, por meio da vaga do quinto constitucional, a ser pleiteada por advogados e promotores de Justiça.

Terceira Lei de Newton já diria: “para toda ação há uma reação”. O primeiro caso a ser analisado é o da escolha para o Tribunal de Contas. O conselheiro Sérgio Borges se aposenta ao fim deste ano e, em 2024, os deputados estaduais retornam com a tarefa de escolher o novo dono da cadeira, em uma eleição que será secreta.

Há nomes que se destacam no páreo, como o da chefe de gabinete do governador, Valésia Perozini, e do secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz. Emplacar um dos dois demonstra a força de Renato Casagrande (PSB) e as amarras com os parlamentares, especialmente se a escolhida for Valésia, que há décadas acompanha a caminhada do socialista e fontes de bastidores verificam que esse seria o grande presente por serviços prestados.

No entanto, em um pleito no qual o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), brada que a Casa de Leis será a protagonista, surpresas podem acontecer, até com algum parlamentar sendo o nome preferencial para a vaga. Sendo assim, o governo, após aprovar o Orçamento 2024, tem como desafio esta eleição para lá de exclusiva.

Na seara do Ministério Público Estadual, o quesito é saber para qual caminho irá. Até hoje há forte influência do desembargador Eder Pontes (ex-procurador-geral de Justiça) e este grupo prega por manter essa relevância. A atual procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, busca escolher e eleger seu sucessor, sem contar a oposição, com Maria Clara Mendonça Perim e Pedro Ivo de Sousa, que também se movimenta.

Como coincidência, todos os interessados têm dialogado com empresários, com membros de outros poderes e acenado que são candidatos. Forças externas não votam, porém são capazes de conferir credibilidade e relevância a quem deseja ser o próximo ou a próxima chefe do Ministério Público Estadual.

Isso também pode ser conferido entre os que já estão ensaiando campanha para vaga de desembargador. Reuniões com empresários e autoridades de outros poderes estão ocorrendo antes mesmo de a aposentadoria do desembargador Annibal de Rezende Lima acontecer. Prestígio no pleno faz a diferença.

Quanto à seccional capixaba da OAB, o terreno é sempre fértil para debates e os apoios dos juristas nos demais pleitos gerais são cobiçados. Aqueles que devem estar presentes nas urnas da instituição são figuras conhecidas e que têm respaldo, como Erica Neves, Ben-Hur Farina e Marcus Felipe Botelho.

Como se pode perceber, são eleições que, a olho nu, não interferem no cidadão comum. Mas para estruturas e arranjos de poder, fazem a diferença. Prestígio e influência são arrebatadores para construção de argumentos e de trajetórias na política.

Não foi bem assim…

Poder ESHOJE apurou que não houve proibição para que o promotor de Justiça Marcelo Lemos participasse de uma coletiva de imprensa sobre meio ambiente. Este teria sido o motivo alegado pelo promotor para solicitar o desligamento do posto do Centro Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente. Lemos, segundo fontes de bastidores, é apoiador do desembargador Eder Pontes.

Tática de Gandhi

Até onde consta, a atual corrente, responsável pela gestão do Ministério Público Estadual, deverá adotar a tática de não agressão de Gandhi, como forma de manter a estabilidade da instituição. Veremos até quando isso irá continuar.

Cortês

O nome mais defendido nos bastidores pela procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, é o do secretário-geral do Ministério Público Estadual, Francisco Berdeal. Ele é visto como pessoa cortês e austero, quando necessário.

Pediu, mas não apareceu

Representante de Barra de São Francisco, o deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) solicitou audiência da Comissão de Segurança no município, mas não compareceu ao evento realizado nessa quinta-feira (16). Os trabalhos foram tocados somente pelo presidente do colegiado, Delegado Danilo Bahiense (PL).

Exemplo carioca

Rio de Janeiro traz exemplo para Vitória. Trecho de praia no Flamengo, antes bastante poluído, agora, após intervenções da prefeitura do município, apresenta boas condições de balneabilidade e virou novo point da Cidade Maravilhosa. Algo que remeta à Capital capixaba?

Café queimado

Produtores de café conilon no Espírito Santo dizem que as fortes temperaturas podem comprometer o peso e a qualidade do grão.

Boné amigo

Agendas do governador Renato Casagrande (PSB), nestes dias intensos de calor, têm como acessório indispensável o boné, que tem, claro, a bandeira do Espírito Santo.

Dedo amigo

No Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, neste 17 de novembro, o deputado estadual João Coser (PT) ressaltou a importância do exame do toque, para identificar possível anormalidade do órgão, Em vídeo publicado nas redes sociais, dialoga com os filhos sobre a necessidade de superar o preconceito.

***

Parceria?

Eleições exclusivas de 2024 movimentam tabuleiro político do ES

O deputado estadual Callegari (PL) visitou o colega Theodorico Ferraço (Progressistas). Na pauta, segundo o parlamentar bolsonarista, “rumos políticos de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Vargem Alta”.

***

Por Una Cabeza

Atenção redobrada com a Argentina nos próximos dias. O país vizinho define, no próximo domingo, seu novo presidente, na disputa entre Javier Milei e Sergio Massa. E na próxima terça-feira (21), a seleção de Messi e companhia visita o Brasil, em uma grande possibilidade de Maracanazzo. Dios mío!

***

Fale com a coluna

Nosso e-mail é [email protected].

Na moita

Teve gente que aproveitou a semana com feriado no meio para descansar e emendou sem dó na consciência.

Tá na rede

“A Serra é o município que mais investe em saúde”

Sergio Vidigal (PDT), prefeito da Serra, em cutucada, sem mencionar, ao deputado estadual Pablo Muribeca (a caminho do Republicanos)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas