Dólar Em baixa
4,932
5 de dezembro de 2023
terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Vitória
27ºC

Dólar Em baixa
4,932

Curta capixaba sobre o Morro da Garrafa é o campeão em mostra de cinema

É capixaba o curta metragem vencedor mostra MC.Arte. “Coletivando”, de Bernardo Leitão, é uma videoarte que se passa na comunidade do Morro da Garrafa, em Vitória. O filme mostra a emocionante e inspiradora jornada de uma iniciativa de artistas que uniram sua força e diversidade para promover uma mudança no cenário local.

Em segundo lugar ficou o documentário “Álbum de Família”, de Milena Rocha, do Piauí. E em terceiro lugar, “Raone”, de Camila Santana, um filme de São Paulo. Os três receberão premiação em dinheiro.

As obras foram selecionadas por meio do edital do MC.Projeta, aberto no primeiro semestre de 2023 pelo Movimento Cidade, que realiza diversas ações culturais pelo Brasil, desde 2018 e também é responsável pelo Festival MC.

As oito obras que estavam em disputa ficaram disponíveis na plataforma de streaming do Movimento Cidade, a MC.ON. Ao todo, foram mais de 300 produções inscritas de todas as regiões do país. Elas passaram por uma curadoria, que resultou nas oito finalistas. O objetivo era que as obras representassem a diversidade estética e de linguagem, variando os gêneros entre ficção, animação, documentário e experimental.

Segundo e terceiro lugares

Em “Álbum de Família”, é retratada uma carta audiovisual destinada aos antepassados da realizadora, habitantes de uma zona rural do Piauí. Aproveitando memórias pessoais, o documentário traça a cartografia de um exuberante quintal familiar. Já em “Raone”, as filmagens seguem o menino Raone, de quatro anos, e mostra sua realidade, enquanto ele cria suas histórias e descobre o mundo, traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

O MC.Arte tem patrocínio da ArcelorMittal. O projeto é viabilizado através dos recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A realização é do MC Projetos Criativos, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Intervenções em bairros da Serra

Além dos filmes, o MC.Arte também se expande às ruas realizando intervenções artísticas em diversas comunidades. E nesta edição, durante o mês de novembro, a cidade da Serra foi a escolhida para receber as artes realizadas por 12 artistas capixabas.

Eles foram selecionados por meio da curadoria do artista e coordenador artístico e pedagógico Handerson Chic – a partir de um universo de mais de 90 inscrições. São eles: Amanda Lobos, Camz, Sklu, GraziFe, Lia, Luhan Gaba, Lu Bicalho, Musca, Nico, Rubiana Lírio, Walliston Zaki e Basi.

Nesta edição, o foco foi selecionar grafiteiros da cena capixaba, que se destacam em seus diferentes estilos de expressão. O intuito foi resgatar memórias afetividades do povo daquela região, para contar suas histórias. Cada desenho, pessoa, forma, objeto, palavra e cor escolhidos representam a cultura do território, firmando conexões entre as gerações, que se eternizam nas cidades.

As comunidades selecionadas para receber as intervenções artísticas foram: Bicanga, o grafite será na sede e no muro do campo de futebol; Balneário Carapebus, no CMEI Maria Nepomuceno Dallabernardina; São Geraldo, no muro do campo de futebol; Cidade Continental – Setor África, na creche Vovó Enadina Porciliana de Almeida; Cidade Continental – Setor Ásia, na Escola Chico Mendes; Cidade Continental – Setor Oceania, na Escola Zumbi dos Palmares; Cidade Continental – Setor América, no muro do campo de futebol do América; Cidade Continental – Setor Europa, no CEMEI Espaço Feliz; São Diogo, no muro da Associação, de frente para a praça; Praia de Carapebus, o grafite será no muro da praça; e no Jardim Limoeiro, na creche Penelope.

Oficinas para alunos da rede municipal

Em duas semanas de novembro, vão ocorrer duas oficinas de graffiti em escolas da Serra. Dos dias 13 a 17 de novembro, a escola EEEFM Francisco Alves Mendes, em Lagoa de Carapebus, recebeu o MC.Arte.

Já de 20 a 24 de novembro, será a vez da da escola EEEFM Zumbi dos Palmares, na Cidade Continental – Setor Oceania, que ganhará uma oficina de arte urbana, em horários ainda a serem confirmados.

Em cada um dos dias das oficinas, os alunos terão contato com a técnica do graffiti e poderão buscar a sua própria maneira de se expressar por meio da arte. O professor será Handerson Chic, que promete promover a expressão criativa e a consciência artística entre os participantes. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas