Dólar Em baixa
4,881
2 de dezembro de 2023
sábado, 2 de dezembro de 2023

Entre interpretações de profecias, foco no essencial até que Ele venha

Entre interpretações de profecias, foco no essencial até que Ele venha,
por Lisarb Nascimento*

Entre interpretações de profecias, foco no essencial até que Ele venhaSabem o que mais me encanta nos livros e escritos proféticos? É que tudo o que Deus prometeu, Ele cumpriu, está cumprindo e cumprirá!

Porém sempre há um elemento interessante nas profecias, que é a diversidade de interpretações que elas suscitam. E há, pelo menos, duas formas principais de interpretá-las: a literal e a simbólica.

A literal busca entender o sentido histórico-gramatical do texto. Já a simbólica busca entender o sentido figurado ou alegórico do mesmo.

A interpretação literal só pode ser confirmada depois que a profecia efetivamente ocorre ou se cumpre. Até lá (o cumprimento) tudo é mera especulação. Ou ninguém achou, antes, que a 1ª e a 2ª guerras fossem o fim do mundo bíblico?

A Igreja vive na expectativa da volta de Jesus desde que ele ascendeu aos céus e isso não mudará (até que Ele venha) pois aguardamos esperançosos a vinda do nosso Salvador, o Cristo (Atos 1:9-11).

Interpretação simbólica das profecias

Já a interpretação simbólica das profecias aponta para Cristo no processo de redenção e condenação, mas também nos ensina princípios espirituais que devem orientar nossa vida cristã.

Entre interpretações de profecias, foco no essencial até que Ele venha
Lisarb Nascimento é professor da EBD na PIB Vitória

Não importa o que vemos e ouvimos, ninguém, exceto o Pai, sabe quando o Filho voltará. Portanto, precisamos cuidar do hoje sem a ansiedade pelo amanhã, que somente a Deus pertence (Mateus 6:34).

E isso não significa sermos omissos e desleixados com o planejamento. Jamais! Devemos estar vigilantes em Deus, mas preparados para os conflitos e as tribulações (Mateus 24:42-44).

O ponto aqui é: estamos focados no que é essencial? Pregar a todos o Evangelho da salvação pela fé em Cristo e advertir sobre o juízo vindouro para os que não crerem (Marcos 16:15-16), e cuidar dos nossos e prepará-los o quanto for possível para o dia da calamidade (Gálatas 6:10)?

Lembremo-nos de que o fim está próximo desde que Jesus voltou para o Pai, mas ainda assim Ele permanece conosco e em nós através do Espírito Santo (João 14:16-18).

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê graça nos momentos de aflição.

 

*Lisarb Nascimento é servo do Deus Altíssimo como marido da Carol, pai de Elis, Maria e Théo e como professor de EBD (Escola Bíblica Dominical) na Primeira Igreja Batista de Vitória (PIB Vitória)

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Glória a Deus, corretíssimo principalmente a parte de que o tempo está próximo, vamos em frente trabalhando lutando pela nossa vida terrena mas sempre focado na vida eterna.

  2. irmão amado, que riqueza em suas perspectivas escatológicas. Estamos sim, em um tempo de nos posicionarmos quando nossa fé, e uma de nossas premissas é essa mesmo; Jesus está voltando!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas