Dólar Em baixa
5,204
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,204

Cigarro eletrônico pode aumentar o risco de cárie dentária

Os pilares para manter a saúde bucal e o hálito agradável, ao longo do dia requer ao menos três escovações que devem ser feitas após as principais refeições. E, ainda, a utilização de fio dental, escovar a língua, gengivas e as bochechas, indica a dentista Catarina Riva.

Porém, mesmo seguindo todas essas recomendações, a utilização de cigarros eletrônicos, também conhecidos como ‘vapes’, pode aumentar o risco de cárie dentária. É o que revela o estudo feito pela equipe da Tufts University School of Dental Medicine, publicados no The Journal of the American Dental Association, que investiga uma maior probabilidade de ocorrência de cáries associada à utilização dos cigarros eletrônicos.

Os pesquisadores da instituição americana revelaram que os líquidos utilizados nos cigarros eletrônicos contêm o propilenoglicol, glicerina, nicotina e uma grande variedade de sabores que podem cobrir os dentes com uma película açucarada e pegajosa, que promove o crescimento de bactérias. É como ir dormir depois de chupar um pirulito, revelou Karina Irusa, autora do estudo e professora da Escola de Medicina Dentária, da Universidade Tufts.

Os dados preliminares do estudo sugerem um alto risco de cárie em cerca de 79% dos pacientes que usavam cigarros eletrônicos, comparados a 60% do grupo controle.

A dentista Catarina Riva destaca porque o açúcar faz tão mal aos dentes. “À medida em que o açúcar está impregnado nos dentes, as bactérias da boca ficam se nutrindo dele, inclusive essas bactérias rapidamente produzem ácidos que destroem o esmalte dos dentes. Ou seja, quanto mais substâncias açucaradas, maior a probabilidade de cáries”, ressalta a odontóloga.

No Brasil há mais de 2 milhões de consumidores de fumantes de vapes, como aponta a pesquisa do instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) de 2021. Em 2020, eram 948 mil, um aumento de 120%.

Ainda de acordo com Riva, a boca naturalmente possui bactérias, algumas delas benéficas e importantes para manter o equilíbrio da saúde bucal. “Com uso exagerado do cigarro eletrônico pode vir acontecer um acúmulo de substância nos dentes e que podem favorecer as bactérias ruins, acarretando a aparição de cáries”, explica a dentista.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas