Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Medo de falar em público atinge 60% dos brasileiros

As estatísticas não mentem. E esses dados não se referem somente o Brasil. Uma pesquisa realizada pela National Comorbity Survey Replication (NCS-R) mostra que a prevalência desta fobia específica está entre 9,1% dos adultos norte-americanos de 18 anos ou mais. Isso seria o equivalente a cerca de 15 milhões de pessoas apenas em território norte-americano. Já o brasileiro, apenas 8% sabem se expressar plenamente e 60% dos brasileiros têm pavor de se expor e falar em público.

O ato de falar em público está entre os campeões no ranking de medo das pessoas do mundo todo. Chega a ultrapassar o temor relacionado aos problemas financeiros, doenças e até mesmo a morte. Essas informações foram divulgadas pelo jornal britânico Sunday Times.

De acordo com a escritora e mentora de mulheres, Geanes Goularte alguns acham que seja dom, mas falar em público e se expressar bem também é uma característica que pode ser adquirida, com técnicas e treinamentos adequados.

“Para se comunicar bem é importante desenvolver não só fala, mas a linguagem corporal também , porque o nosso corpo não fala, ele grita e grita alto. As pessoas se conectam muito com gestos. Estar sempre com os braços acima da cintura, gesticular, olhar nos olhos, tudo isso traz credibilidade. Porque quem não olha nos olhos não possa credibilidade. Se estiver com uma plateia, distribuir o olhar, não ficar olhando apenas em uma pessoa ou em um canto. Com isso você desenvolve uma comunicação verbal bem mais amigável e assertiva”, disse Geanes.

Ela ainda deu cinco dicas para falar bem em público: se manter em pé diante da audiência, com a cabeça erguida, ombros retos, com o peso igualmente distribuído sobre os dois pés, e sempre mantendo o contato visual com o público.

O segredo da comunicação está associado muito mais à forma como você se coloca, do que ao que você fala. Por este motivo é importante escolher bem as palavras que vai usar; cuidar da entonação, das expressões faciais e da postura.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas