Dólar Em alta
5,148
24 de abril de 2024
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,148

Distúrbios emocionais podem provocar doenças bucais: dentista explica os riscos

Distúrbios emocionais e mentais podem comprometer seriamente o bem-estar, inclusive desencadeando e potencializando doenças. Mas o que muitos desconhecem é que essas disfunções, como estresse, ansiedade e depressão, também trazem sérios problemas à saúde bucal.

A cirurgiã-dentista Beatriz Coutens explicou que a ansiedade excessiva, por exemplo, pode levar as pessoas a se descuidarem da saúde bucal, seja na questão da higiene ou fazer a escovação de forma inadequada, por exemplo.

“O bruxismo, quando a pessoa pressiona muito os dentes involuntariamente, principalmente durante o sono, é bastante decorrente de um alto grau de ansiedade. Já o estresse em excesso pode provocar a diminuição da saliva e isso pode diminuir a resistência a bactérias, aumentando o risco de cáries e infecções”, explicou a especialista.

A depressão é outro problema que pode contribuir para o surgimento de doenças bucais. “Algumas pessoas não têm muita disposição de se cuidar quando estão deprimidas, e nesses casos é comum surgirem complicações como infecção na gengiva, cáries e até perda dos dentes”, alertou a dentista.

Os distúrbios alimentares também podem afetar a saúde bucal. Os mais conhecidos são a anorexia (diminuição da ingestão dos alimentos), bulimia (quando a pessoa come e provoca vômitos) e a compulsão alimentar (consumo em excesso num curto período de tempo).

“Esses comportamentos, quando se tornam muito recorrentes em razão dos distúrbios, podem provocar problemas bucais como corrosão do esmalte do dente, cáries e perda dentária. É muito importante buscar ajuda para tratar esses problemas de ordem psíquica e todos os prejuízos que esse estado pode trazer à saúde como um todo, inclusive à saúde bucal”, alertou Beatriz Coutens.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas