Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,116

Vitória e Linhares foram as cidades que mais criaram postos de trabalho em maio

Foram criados 11.991 postos de trabalhos formais no Espírito Santo no mês de maio. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, por meio do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), dando destaque para as cidades capixabas de Vitória – capital – e Linhares.

Na capital capixaba foram criados 1.390 empregos, enquanto em Linhares foram 1.327. De maneira geral todas as cidades do Espírito Santo apresentaram avanço, exceto Barra de São Francisco e Guaçuí.

No acumulado do ano, até maio, foram gerados +29.489 postos de trabalho e no acumulado em 12 meses, 59.408 vínculos formais no Estado. Na análise da geração de empregos nos últimos meses, o decréscimo de vínculos do mês de dezembro de 2021 (-5.184), interrompeu uma série de aumentos no número de empregos ocorridos em todos os meses anteriores deste ano. De janeiro a maio de 2022, os resultados voltam a ser positivos com destaques para fevereiro e maio de 2022.

Dentre as atividades econômicas do Espírito Santo, todos os setores apresentaram desempenho positivo, com destaque para o setor de Agropecuária (+4.675). Nos demais setores os resultados foram: Indústria Geral com +1.618 vínculos, Construção com +493 vínculos, Comércio com +2.151 vínculos e Serviços com +3.054 vínculos. No Brasil, todos os setores apresentaram resultados positivos e o destaque ocorreu no setor de Serviços com +120.294 vínculos, em maio de 2022.

No Espírito Santo, o setor de Serviços apresentou números positivos em todos os subsetores, com o destaque de crescimento de vínculos ocorrendo em Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com +1.560 vínculos. No setor de Indústria Geral, o subsetor que obteve o maior crescimento foi a Indústria de Transformação, com +1.667 vínculos, enquanto os subsetores que apresentaram diminuição de postos de trabalho foram Eletricidade e Gás (-22) e Indústria Extrativa (-71).

Quanto ao Brasil, no setor de Serviços, todos os subsetores apresentaram resultados positivos, com o subsetor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas se destacando com +49.373 vínculos. No setor da Indústria Geral, o subsetor que mais cresceu foi a Indústria de Transformação, apresentando +42.081 vínculos e o único subsetor que apresentou queda de vínculos foi Eletricidade e Gás com -127 postos de trabalho formais.

Em relação às Unidades da Federação (UF’s), aquela que apresentou o melhor desempenho positivo no saldo líquido de empregos em maio de 2022, foi o Espírito Santo (+1,52%). Por outro lado, aquela que obteve o pior desempenho, foi Rio Grande do Sul (+0,16%). O Brasil ficou numa posição intermediária, com +0,67.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas