Dólar Em alta
5,270
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,270

Paridade de gênero na política: o olé da Espanha

O número insignificante de mulheres Ministras no atual governo brasileiro vai no sentido contrário à tendência internacional. O Brasil tem apenas duas mulheres em Ministérios, o que representa 9,1% em um total de 23 pastas. No ranking mundial está em 16º lugar entre os países com menor número de mulheres em Ministérios, de acordo com a lista divulgada pela ONU Mulheres e pela União Interparlamentar, em 2019.

Nessa lista o Brasil está abaixo do Paquistão, que tem 12% dos cargos ministeriais ocupados por mulheres. Os índices de representatividade feminina colocam o Brasil atrás de países que estão passando por crises políticas e humanitárias, como a Síria, que tem 13,3% de suas 30 pastas ocupadas por mulheres, e a Venezuela, que tem 29,4% de seus 34 ministérios conduzidos por elas.

Na última cerimônia realizada para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o atual presidente da República do Brasil afirmou que as mulheres estão “praticamente integradas à sociedade, pela primeira vez o número de ministros e ministras está equilibrado num governo. Cada uma das duas mulheres ministras, equivale por dez homens”, o que soou como um deboche, desagradando as instituições que defendem os Direitos Humanos e os direitos das mulheres.

De acordo com a ONU, a participação de mulheres em postos ministeriais no mundo é a maior já registrada. E o bom exemplo vem da  Espanha, onde a participação feminina é de 64%, no novo  Governo do Primeiro-ministro Pedro Sánchez, que nomeou 11 ministras em um gabinete de 17, representando 64,7% dos membros. Esse fato faz com que a Espanha tenha hoje o Executivo com mais mulheres do mundo e da história da Europa. Anteriormente, a liderança era da Finlândia, que em 2007 nomeou 12 ministras em um total de 19, 63,1% dos integrantes. Apesar desse importante avanço, a Espanha ainda não conseguiu eleger uma presidente mulher, o que já aconteceu no Brasil com a eleição de Dilma Rousseff, em 2010.

É imprescindível ter mais mulheres nos Governos, principalmente nos processos de elaboração de políticas públicas direcionadas à melhoria das condições de vida dos cidadãos. Nesse sentido, aumentar a representação feminina no parlamento fortifica a democracia

Se elas são excluídas do Governo, há que se questionar a igualdade de oportunidades, pois está comprovado que há mulheres tão ou mais competentes que os homens. A ampliação da participação das mulheres na política depende de vários fatores, como a permanente luta feminista e o acesso à educação pública de qualidade. Outro fator importante é que há uma tendência a aumentar a participação das mulheres quando o governo eleito é progressista.

Mulheres, as eleições estão chegando, e é uma oportunidade histórica de revertermos esse monopólio masculino nos espaços de poder. Se nós somos a maioria e representamos 52% do eleitorado nacional, são as mulheres que decidirão o futuro do Brasil. 

Juliana Brizola é deputada estadual, líder da bancada do PDT na Assembleia Legislativa do Estado do RS
Graduada em Direito
Mestre em Ciências Criminais

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas