Dólar Em baixa
5,185
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
22ºC

Dólar Em baixa
5,185

MPES notifica governo sobre uso de máscaras no transporte público

O Ministério Público do Estado (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, encaminhou Notificação Recomendatória (NR) para a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e para a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) solicitando reforço na recomendação do uso de máscara dentro dos transportes públicos.

Isso acontece no momento em que o Estado registra um aumento no número de casos de Covid-19, com a incidência de testes positivos em 20% dos exames coletados.

Leia também: Número de casos de Covid volta a duplicar a cada 24 horas no Espírito Santo

Leia também: Uso de máscaras não é mais obrigatório no Espírito Santo

O prazo para que o Governo do Estado responda à notificação é de dez dias e, além da proteção individual, a MPES requer que sejam instalados e disponibilizados pontos de testagem para Covid-19 por livre demanda em todos os terminais do Transcol na Grande Vitória. O reforço das recomendações de combate e prevenção é uma forma de preparação para a nova onda da doença no Estado, já anunciada pela Secretaria de Saúde (Sesa).

Segundo a Nota Técnica Covid-19 n°14/2022, do dia 9 de junho, foi recomendado o uso de máscara de proteção individual em locais fechados e de grande circulação de pessoas, ambiente escolar e transporte coletivo de passageiros, especialmente se houver lotação.

Em nota à reportagem, a Ceturb disse que “está em contato com os consórcios operadores para manter os avisos luminosos nos veículos alertando para a recomendação sobre o uso de máscaras dentro dos coletivos, bem como a disseminação da informação nos sistema sonoros dos terminais”. E finalizou informando que “também está orientando aos consórcios para que recomendem aos motoristas  que façam uso do equipamento”.

A Semobi também foi demandada a respeito da notificação. Assim que a resposta for encaminhada a matéria será atualizada.

Texto atualizado em 23 de junho de 2022 às 19h30. Após a publicação, a Ceturb enviou nota ao ESHoje.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas