Dólar Em baixa
5,116
26 de abril de 2024
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,116

Ministério da Saúde libera doses de reforço para quem já tomou Janssen

O Ministério da Saúde anunciou que os vacinados com a Janssen no esquema primário deverão procurar novas doses de reforço.

Até então, pessoas com mais de 18 anos que receberam o imunizante da Johnson & Johnson deveriam aguardar dois meses para receber o primeiro reforço. Já as pessoas com mais de 50 anos estavam liberadas para receberem a segunda dose de reforço quatro meses depois.

Veja como ficou a nova orientação:

  • 18 a 39 anos: deverá receber um segundo reforço (terceira dose) quatro meses após o primeiro reforço
  • 40 anos ou mais: deverá receber um terceiro reforço (quarta dose) quatro meses após o segundo reforço

A recomendação do ministério é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. No Espírito Santo, com a publicação da Nota Técnica Nº19/2022 o estado adotou estratégia referente aos esquemas que receberem a Janssen. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, a definição atualizada vai ao encontro de estudos e determinações científicas.

“Os estudos apontam que a vacina da Janssen, assim como as demais vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população contra a Covid-19, apresenta a redução da resposta imunológica, após cerca de três a quatro meses de aplicação, além do escape de variantes. Diante disso, e sob a orientação do corpo científico que assessora a Secretaria da Saúde, definimos estabelecer a segunda dose da Janssen, a D2”, explicou.

Os esquemas que receberam a primeira dose de reforço anteriormente a publicação desta Nota Técnica, serão automaticamente definidas como D2 e a população deverá ficar atenta aos intervalos de aplicação para as próximas doses.

Assim, quem recebeu Janssen, receberá a D2 de forma homóloga ou heteróloga, após oito semanas da primeira aplicação. A primeira dose de reforço (D3) será feita após quatro meses de intervalo entre a D2, e a segunda dose de reforço (D4), também após quatro meses de intervalo entre a D3. As doses de reforço poderão ser feitas com AstraZeneca ou Janssen.

Espírito Santo inicia 30+

No Espírito Santo desde segunda-feira (20) começou a vacinação para pessoas a partir de 30 anos, além pessoas pertencentes a determinados grupos prioritários. É válido, também em todo território capixaba, a segunda dose de reforço ou quinta dose (D5) à população imunocomprometida.

De acordo com a Nota Técnica Nº19 2022 Sesa SSVS/GEVS/PEI, publicada nesse domingo (19), a recomendação é uma estratégia estadual de enfrentamento à Covid-19 e pautada considerando o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19, a possível sazonalidade do vírus, além da avaliação do esquema vacinal.

A segunda dose de reforço (D4) passa a ser válida a toda população com 30 anos ou mais, após quatro meses de intervalo após a aplicação da primeira dose de reforço (D3), sendo feita preferencialmente com vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do imunizante aplicado anteriormente, com exceção às gestantes e puérperas.

Além disso, a população acima dos 18 anos pertencente aos grupos prioritários também poderá receber a segunda dose de reforço (D4). São grupos prioritários: trabalhadores da saúde, povos indígenas, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiro Urbano e de Longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas (ativos), funcionários do Sistema de Provação de Liberdade, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e gestantes e puérperas a partir de 18 anos.

Já para a população imunocomprometidas (não gestantes e puérperas) entre 18 a 59 anos poderão receber a segunda dose de reforço (D5) com intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço (D4). Para pessoas imunocomprometidas com 60 anos ou mais, a segunda dose de reforço (D5) deverá ser feita após três meses de intervalo da primeira dose de reforço (D4). Os grupos poderão receber, preferencialmente, vacinas de plataforma de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

Para gestantes e puérperas imunocomprometidas, a segunda dose de reforço (D5) será feita preferencialmente com Pfizer e, em caso de não disponibilidade, utilizar a Coronavac, obedecendo o intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço (D4).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas