Dólar Em alta
5,132
23 de abril de 2024
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em alta
5,132

Guerino: “Temos um governo socialista que aumentou a fome e a pobreza no ES”

Baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2021 o pré-candidato a governador do Espírito Santo e ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD), fez críticas ao Governo Renato Casagrande (PSB). E disse que o capixaba está mais pobre e com uma renda média per capita abaixo da média nacional.

Segundo o estudo, a renda média domiciliar per capita do capixaba diminuiu se comparada à da média nacional e, com isso, mais moradores do Estado entraram na linha da pobreza – crescimento também acima da média nacional.

Para Guerino, apesar de 2021 ter sido um ano de pandemia, a má gestão do atual governo fez com que os efeitos do vírus na economia fossem ainda mais devastadores. “São números chocantes. Essa é a herança que este governo socialista deixa para o Espírito Santo. A Pnad mostra ainda que a renda domiciliar per capta aqui é menor do que a média nacional: R$ 1.280 reais no Espírito Santo, enquanto no Brasil esse valor é de R$ 1.353,00. O que aconteceu com o Estado que se orgulhava de ser um dos mais desenvolvidos do país?”, questiona Guerino.

A Pnad 2021 mostra que 14,2% da população do Espírito Santo passaram a viver na pobreza e na extrema pobreza. São 580 mil capixabas pobres ou extremamente pobres. Não se via um número tão alto de pessoas nessas condições desde 2009. “Ou seja, perdemos 13 anos no combate à pobreza na atual gestão”.

Entre os quatro estados da Região Sudeste, o Espírito Santo foi onde a pobreza mais cresceu – 5,7% – enquanto em Minas Gerais foi de 4,4%, no Rio de Janeiro 3,4% e em São Paulo, o crescimento da linha da pobreza foi de 2,5%.

“Muito provavelmente o Governo vai colocar a responsabilidade na pandemia. Mas o que ele fez para mudar esse cenário? Nada. Fechou comércio e se acomodou com auxílio do Governo Federal. Não pensou em políticas públicas. Hoje são 580 mil capixabas pobres e extremamente pobres”, destaca Guerino.

O pré-candidato acredita que é possível virar o jogo e melhorar as condições de vida das pessoas com um programa de Renda Básica. “É para garantir o mínimo que uma família precisa para sobreviver: alimentação, gás, conta de luz. Não tem política social melhor que o emprego. Mas não podemos fechar os olhos para um grupo de pessoas – que foi duramente ignorado pelo atual governo socialista – que precisa de ajuda urgente para sair dessa situação de miséria”.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas