Dólar Em alta
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em alta
5,016

Concurso público adiado pela pandemia é suspenso e investigado pelo MPES na Serra

A Prefeitura Municipal da Serra, sob o comando de Audifax Barcelos, cancelou em 2020 o concurso público que ofertava 1.150 vagas para 69 diferentes cargos de níveis fundamental, médio e superior. A prova, marcada antes da pandemia, tinha conseguido mais de 50 mil inscritos. Hoje, dois anos depois do lançamento do edital, os inscritos no concurso seguem sem saber se terão uma nova prova ou se serão ressarcidos do valor da inscrição, de R$ 85. 

Em comunicado emitido no site da Prefeitura, em 7 de julho de 2020, os inscritos foram informados que o concurso público não foi cancelado, mas suspenso em virtude da pandemia de Covid-19. 

“É importante que os inscritos tenham a tranquilidade que o concurso não foi cancelado, ele vai acontecer, mas ainda não temos uma nova data marcada pois precisamos ter cautela e entender que a pandemia não acabou”, declarou a administração municipal à época. 

 

No entanto, após a publicação, a Prefeitura da Serra, não emitiu qualquer tipo de nota ou comunicado acerca do assunto aos mais de 50 mil inscritos. Ao realizar a inscrição, uma professora de educação infantil, que preferiu não se identificar, contou ao ESHoje que ainda espera uma resposta da Prefeitura da Serra, já que a prova teria sido suspensa por conta da pandemia. 

“Um novo edital foi lançado essa semana para professores. Não entendo porque a prova não pode acontecer, se a Prefeitura da Serra falou que só cancelou a prova devido a pandemia. Então, porque não vai ter uma outra prova? Eu tentei o contato através das redes sociais, com o atual Prefeito Vidigal, com a própria Prefeitura, mas não tive resposta”, disse. 

O que diz a Prefeitura 

Procurada, a Prefeitura da Serra, respondeu em nota, que a prova anunciada em 2020 se tratava de um Concurso Público para diversas áreas da Prefeitura, incluindo a educação. “Depois da pandemia, o concurso foi suspenso e encaminhado ao Ministério Público por suspeita de irregularidades relacionadas à empresa que iria aplicar a prova. Até que o MPES dê uma devolutiva à PMS, ele estará suspenso. Se confirmadas as irregularidades, o concurso será anulado e o dinheiro da inscrição devolvido”.

Questionados de porque não informaram aos 50 mil inscritos que a prova está sendo alvo de investigação do MPES, a Prefeitura informou que isso foi na gestão passada (2016 -2020) e as informações enviadas hoje ([28 de junho de 2022) são as mais recentes.

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) também foi demandado, mas não respondeu sobre a investigação do Concurso Público. 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Um absurdo e os candidatos continuam sendo usurpador sendo pela prefeitura e também o MPE já que demora a tomar decisão e até agora uma quantia que considero alta para quem está sem trabalho. Isso é uma gestão de ladrões isso sim

  2. A explicação está na expressão “gestão anterior”, pois o favorecimento político na prefeitura de Serra fica em primeiro lugar. Ficam jogando pra um e outro até que o prefeito atual possa tirar vantagem. Paguei para duas provas, se pensam em cancelar e devolver, tem que ser o valor corrigido.

  3. Boa tarde!! Hoje começa às inscrições de um processo seletivo que terá prova, não entendo porque essa gestão não usa essa situação para que o concurso no caso suspenso aconteça.

    • Eu quero o meu dinheiro de volta, paguei para 2 provas, inclusive nunca vi se cobrar e fazer prova para processo seletivo, isso é para repor os cofres públicos da prefeitura, além do edital 30/2022 que em vigência , Senhor prefeito chama aí por favor.

  4. Penso que todos os professores concordam com a colega Renata. Não justifica abertura de processo seletivo com provas. Vamos pagar novamente? Queremos o concurso público com urgência, podem até usar a mesma banca do processo seletivo. Estamos cansados de tanta corrupção. Pedimos que o MP acelere o processo e mostre que está do lado do povo que vem sendo penalisado de forma grotesca pela desonestidade que impera na política desse nosso tão amado país.

  5. Eu quero o meu dinheiro de volta, paguei para 2 provas, inclusive nunca vi se cobrar e fazer prova para processo seletivo, isso é para repor os cofres públicos da prefeitura, além do edital 30/2022 que em vigência , Senhor prefeito chama aí por favor.

  6. Sem falar que,se daqui ha alguns meses ele resolva fazer o concurso quem passar no processo seletivo corre o risco de perder o dinheiro e o emprego.

  7. Pior é que quando devolverem, isso SE, devolverem será sem reajuste algum. O que 87 reais comprava naquela época e compra hoje? Infelizmente o dinheiro foi amarrado no cabo do macaco, fizeram farra com dinheiro da inscrição e ficaremos no prejuízo. Prefeitura da Serra e esse Instituto AOCP sem credibilidade alguma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas