Dólar Em baixa
5,234
18 de abril de 2024
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Vitória
24ºC

Dólar Em baixa
5,234

Onda de frio faz prefeituras da Grande Vitória se mobilizarem para dar suporte a sem-tetos

A onda de frio que atinge o Espírito Santo e várias regiões brasileiras desde o início da semana fez com que as prefeituras da Grande Vitória se mobilizassem para dar suporte às pessoas em situação de rua, que naturalmente já são abatidos por fragilidades econômicas e sociais. Entre as ações, estão abordagens pelas ruas das cidades, aquisição de agasalhos e cobertores. 

Nesta quinta (19), por exemplo, o Estado registrou a madrugada mais fria do ano, tendo como base medições das estações meteorológicas operadas pela rede de observações capixaba. As mínimas bateram recordes. Em Aracê, Domingos Martins, região Serrana, a temperatura chegou a 1,5º C.

ESHoje, então, acionou os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari, a fim de saber o que vem sendo feito. Confira abaixo:

Vitória 

Em nota, Secretaria de Assistência Social (Semas) da capital disse que “conta com recursos voltados especificamente para a aquisição de agasalhos e cobertores que são usados por pessoas atendidas nos equipamentos da rede socioassistencial de Proteção Social Especial do município”, que tem “205 vagas de acolhimento para a população em situação de rua”.

Além disso, diariamente, equipes da Semas, seguiu a administração municipal, monitoram  “a demanda desse público e, até o momento, não houve maior demanda por acolhimento”.

Vila Velha 

Do outro lado da Terceira Ponte, em Vila Velha, a Secretaria de Assistência Social, também informou que “o serviço de Abordagem Social está realizando monitoramento dos pontos de concentração de Pessoas em Situação de Rua, PSR, ofertando o acolhimento nos abrigos para as pessoas em situação de vulnerabilidade”. 

Juntamente com isso, pontuou o município, “o Centro Pop localizado no bairro Divino ES, está orientado que toda PSR que expressar o desejo de pernoitar no acolhimento estará realizando o encaminhamento para os acolhimentos”, que ficam “localizados nos bairros Santa Rita e Divino ES”, que, segundo a prefeitura, “estão preparados  para atender este público”. Contudo, “caso seja necessário, a assistência social abrirá mais vagas”.       

Fora isso, “doações de cobertores e roupas podem ser realizadas na sede da Secretaria de Assistência Social”, localizada na “Rua Henrique Laranja, Centro, 397, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. Preferência, peças em bom estado”.

Serra

Já na Serra, a Secretaria de Assistência Social explicou que a campanha “Aquecer é Acolher” só terá início aqui a duas semana, em 1 de junho. No entanto, se o morador quiser fazer uma doação, destacou a prefeitura, “o Centro Pop recebe agasalhos e cobertores e destina para as pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social”. 

Cariacica 

Em Cariacica, a Secretaria de Assistência Social (Semas) informou que oferta serviços destinados à pessoa em situação de rua por meio do Centro Pop, com alimentação e espaço para higiene pessoal com capacidade para 40 munícipes por dia. Além disso, a pasta “conta ainda com uma equipe composta por assistente social, psicólogo, educador social, motorista e assessor jurídico que executa o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), realizando monitoramentos diários na cidade, identificando essas pessoas e realizando os devidos encaminhamentos”, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16 horas.

Esse trabalho, explicou a nota enviada à reportagem, já identificou, atualmente, grupos de pessoas em situação de rua em quatro bairro. São eles: Jardim América, Alto Lage, Campo Grande e Vila Palestina.

A prefeitura também contou que oferta “acolhimento institucional para pessoas adultas em situação de rua [abrigo], com capacidade para 40 acolhimentos. “O município conta ainda com o Programa Vida Nova Cariacica, que visa potencializar as habilidades laborais das pessoas em situação de rua, resinificando sua potência social, com o objetivo de reinserção no mercado de trabalho”.

Além disso, finalizou a nota, a cidade está com uma campanha de doação de cobertores, que devem ser entregues no Centro Pop, que fica em Morada de Santa Fé, na Rua Dom Pedro II, ou no Acolhimento Institucional para Adultos em Situação de Rua, localizado na Rua Álvaro Machado, 71, Campo Grande, na subida do Posto Atlântica. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. 

Guarapari 

Enquanto isso, na cidade saúde, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), disse que “em época de frio realiza abordagens oferecendo agasalhos aos moradores em situação de rua”.   

Matheus Passos
Matheus Passos
Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, atua como repórter multimídia no ESHoje desde abril de 2021. Atualmente também apresenta e produz o podcast ESOuVe. Ingressou como estagiário em junho de 2019. Antes atuou na Unidade de Comunicação Integrada da Federação das Indústrias do Estado (Findes).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. As prefeituras da Grande Vitória não tem vaga para acolhimento institucional nem para os idosos e doentes.
    Não há giro das poucas vagas existentes, porque não há políticas que promovam à emancipação das pessoas em situação de rua.
    Além disso, os abrigos possuem regras excludentes, separam famílias, não tem espaços para animais, carrinhos… ainda há abrigos que impedem a saída das pessoas em situação de rua acolhidas que são mantidas como que em cárcere.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas