Dólar Em alta
5,268
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,268

O Incaper e seu concurso público

Respaldado nos 49 anos de atuação no setor público agrícola capixaba, da Acares ao Incaper, venho tentando, através de alguns textos, estimular o debate sobre o futuro da Extensão Rural no Estado. Apesar do pouco eco, insisto nisso pela convicção de ser dever cívico socializar a experiência acumulada.

Neste, não vou enaltecer o papel da Extensão Rural no desenvolvimento do ES, por demais reconhecido, mas ressaltar a oportunidade que o novo Concurso Público trará para o salto de qualidade da Instituição, após 65 anos de existência. Mais do que repor a força de trabalho, ele virá  “oxigenar” a cultura interna e promover “correções de rumos” para melhor se adequar aos novos tempos, marcados por profundas transformações estruturais no campo e pela revolução digital.

Sabe-se que, há anos, a Extensão Rural brasileira vive profunda crise, perdendo competitividade e, em alguns Estados, até extinção, sobretudo pela concorrência com outras prestadoras desses serviços, mais estruturadas e com orçamentos mais robustos.  Buscando saídas, a Associação Brasileira/ASBRAER elaborou proposta de uma nova Extensão Rural, mas, acabou frustrando pela superficialidade, mantendo-se a velha lógica do “mais dinheiro público” para fazer “mais do mesmo”.

O Estado do ES, felizmente, desviou dessa tendência, tendo o atual Governo priorizado a reconstrução do Incaper, desmontado na gestão passada, investindo na melhoria da infraestrutura, renovação da frota e equipamentos de informática, além da autorização do novo concurso para 157 vagas finalísticas, como um dos únicos certames em curso no Brasil.

Historicamente, a Instituição, em ciclos médios de 20 anos, promoveu ajustes em seu rumo. Assim, a ACARES/1956 foi transformado na EMATER/1976 e a Empresa de Pesquisa /EMCAPA/1973 foi fundida à EMATER, dando origem ao atual INCAPER, em 2000.

Portanto, esse novo concurso cria a oportunidade de promover efetiva reestruturação do Incaper, a partir determinação política do atual Governo, assumindo o protagonismo de revisões mais ousadas, reajustando seu planejamento estratégico, integração Pesquisa e  ATER e, sobretudo, revendo o seu atual organograma.

Cleber Guerra
Engenheiro agrônomo
Diretor do Incaper

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas