Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Desafio de reinventar após 65 anos

Na Pandemia do COVID-19 o produtor rural brasileiro foi um bom coadjuvante do protagonismo do SUS, garantindo alimento diário na mesa dos consumidores. Assim, evidenciou a importância do serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural-ATER, pela atuação de seus técnicos, presentes em quase todos os municípios.

No caso específico do ES, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural-Incaper, nos seus 65 anos, conquistou alta credibilidade técnica na promoção do desenvolvimento rural. Ressalta-se que o Incaper, desde 2000, executa pesquisa agropecuária e ações de ATER, diferindo, portanto, dos outros estados, normalmente com duas instituições distintas.

Historicamente, em ciclos médios de 20 anos, a instituição tem promovido ajustes: a ACARES, criada em 1956, foi transformada, em 1976, na EMATER. Em 1973, foi criada a empresa de pesquisa/EMCAPA, que, entre 1999/2000, foi fundida à EMATER, formando a Emcaper e, depois, transformada no atual INCAPER.

Completado, pois, o 3º desses ciclos e procurando adequar-se aos novos tempos, marcados por profundas transformações estruturais no meio rural,  é hora de ousar em novo ajuste, começando pela revisão do atual organograma; priorizar uma ação mais regionalizada e avançar no extensionismo digital.

Entretanto, persistem 2 pendências, apesar do atual esforço de reconstrução do Incaper, sucateado na gestão passada (2015-2018), tendo renovado a frota de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas e infraestrutura  de  informática e de laboratórios.

O Incaper opera, hoje, com a metade do pessoal necessário, tendo o último Concurso Público ocorrido em 2011. O novo concurso encontra-se na fase final de organização, para preenchimento de 219 vagas, das quais 155 para as atividades finalísticas.

A atual defasagem salarial tem desestimulado os servidores e provocado alta taxa de evasão. Por isso, o atual processo de negociação salarial com o Governo/SEGER tem gerado expectativas positivas, no equacionamento desse nosso maior desafio.

Cleber Guerra
Engenheiro agrônomo
Diretor DAF / Incaper

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas