Dólar Em baixa
5,148
25 de abril de 2024
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vitória
23ºC

Dólar Em baixa
5,148

Conselho Regional e Instituto de Arquitetura pedem retorno das obras do Cais das Artes

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES), junto ao Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB/ES), uniram-se para solicitar o retorno das obras do Cais das Artes, na Enseada do Suá. A construção está paralisada desde 2015 e ainda sem previsão para retorno.

Em nota, o CAU/ES declarou apoio ao Instituto de Arquitetura do Brasil para pedir o retorno das obras. “O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) apoia impreterivelmente o manifesto do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento do Espírito Santo (IAB-ES) em defesa do Cais das Artes, projeto do internacionalmente renomado arquiteto capixaba, Paulo Mendes da Rocha.”

Além disso, o conselho reforça o manifesto do IAB-ES a respeito do quanto a conclusão da obra é de extrema importância para reforçar e valorizar a identidade capixaba. Em diversos pontos do documento, é destacado o quanto pode ser benéfico ter um centro cultural em Vitória, pois, com ele, o cenário econômico e cultural da capital tende a melhorar.

“O local do Cais das Artes no bairro Enseada do Suá, que conta com pontos turísticos como a Praça do Papa, o Projeto Tamar e com vista para a Terceira Ponte e Convento da Penha – que ficam em Vila Velha – apenas divididos pelo mar, agregam mais beleza a um local que será, em um futuro próximo, um ambiente de contemplação e que irá atender diversas classes ligadas à cultura do nosso Estado e do país”, diz o presidente do CAU/ES, Heliomar Venancio

O Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), em nota, reitera o interesse na conclusão do projeto “por entender a importância do Complexo”. Disse que à obra do Cais das Artes está judicializada e que está buscando na Justiça um acordo com a mesma empresa que abandonou as obras para que ela retome as atividades e estabeleça um novo prazo para a finalização do empreendimento.

Histórico

O Cais das Artes começou a ser projetado em meados de 2006, pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, ainda no governo de Paulo Hartung. A intenção do projeto era a criação de um centro cultural, pois ainda não existia esse tipo de espaço na capital capixaba.

Às obras foram iniciadas em 2010, com previsão de término em 18 meses, isto é, em 2012. Mas, após cinco anos, em 2015, elas foram paralisadas e não voltaram, até momento presente.

Em 2018, foi anunciado que a conclusão seria no final do ano de 2020. Porém, em 2019, foi informado que a construção aconteceria apenas no ano de 2022.

Em 2020, a conclusão da obra foi novamente adiada e as autoridades informaram que a previsão é de que o Cais das Artes seja concluído até 2023.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas